A técnica de patologia Maria da Conceição dos Santos Ferreira, de 55 anos, é uma das 12 vítimas do acidente com o ônibus metropolitano da linha 4988 (Sabará/Belo Horizonte), ocorrido no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (6 de janeiro). A mulher foi encaminhada ao hospital João XXIII com suspeita de fratura no nariz. Por telefone, ela contou sobre a batida ao irmão. “Ela estava assustada, reclamando de muita dor, falando baixo, e eu imaginei o pior”, relata o familiar, o policial José Francisco dos Santos, de 57 anos.
A colisão, na primeira segunda-feira útil do ano, marca o início de 2025, após um aumento de 17% no número de acidentes envolvendo ônibus em Belo Horizonte, entre eles metropolitanos, municipais e particulares. Segundo o levantamento mais recente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro a novembro de 2024, foram registradas 6.004 batidas com coletivos, enquanto no mesmo período de 2023 o número foi de 5.120. A média é de 18 ônibus que se acidentam por dia na capital.
“Este índice está muito alto. É triste, mas é nítido que as concessões estão sendo cumpridas de forma unilateral. Não estamos vendo os problemas estruturais e de mobilidade do transporte público serem resolvidos. Apesar da renovação da frota, os ônibus metropolitanos circulam em más condições, com falhas nos freios, o que aumenta o risco de acidentes. Tratando-se de coletivos, uma batida pode ferir mais de 10 pessoas, como aconteceu esta manhã”, pondera a especialista em trânsito Cinthia Almeida.
De fato, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), responsável pelos ônibus metropolitanos, informou que está em vigor um acordo para a aquisição de 850 novos veículos. Desses, cerca de 220 já entraram em operação. A compra foi mencionada pelo Estado durante o anúncio do aumento de 6,49% na tarifa, válido a partir de quinta-feira (9 de janeiro). O valor da passagem convencional será de R$ 8,20.
“O valor já está caro e ainda vai aumentar. Se a qualidade está ruim, a passagem deveria ser mais baixa. Esses dias, minha mãe foi descer do ônibus e o motorista não a esperou, fechando a porta. Ela quase deslocou o ombro”, reclama a estagiária de direito Raniele Milary Guerra Silva, de 24 anos, que faz diariamente o trajeto da Cidade Industrial, em Contagem, até a avenida Raja Gabaglia, em Belo Horizonte.
“No meio do caminho o ônibus quebra, e temos que descer e esperar outro. Em época de chuva, chove dentro do ônibus, é uma confusão. Os bancos não são confortáveis, não há cinto de segurança…”, acrescenta a técnica de enfermagem Anna Carolina Ferreira, de 25 anos.
Ela é filha de Maria da Conceição, uma das vítimas do acidente com o ônibus da linha 4988 nesta manhã, e por pouco não estava com a mãe. “A gente combinou de nos encontrar no ônibus por volta das 6h30. Mas eu entrei e ela não estava lá, tinha pegado o ônibus de trás. Eu desci primeiro e depois vi nos grupos sobre o acidente. Graças a Deus ela está bem, poderia ter sido pior”, diz, aliviada.
Vistorias vão investigar possível falha nos freios de ônibus
A Seinfra acionou o consórcio responsável pela operação da linha 4988 (Sabará/BH) para prestar esclarecimentos sobre o acidente no bairro Cidade Nova, conforme previsto no regulamento do transporte metropolitano. Embora o veículo seja novo (2021/2022), uma das hipóteses levantadas para a causa da batida é uma possível falha no sistema de freio, segundo o sargento Elder Benevides, que acompanhou a ocorrência. A perícia não encontrou marcas de frenagem na pista.
A hipótese ainda será investigada pela Polícia Civil. No entanto, o caso chama atenção porque, horas antes de sair da garagem, o veículo passou por vistoria pela empresa Viação Cuiabá e foi liberado. “Como essa fiscalização está sendo feita? O que é avaliado de fato? Por que ainda temos ônibus circulando com catraca quebrada, ar-condicionado estragado e sistema de freio falhando? É necessária uma auditoria honesta e eficaz do sistema de transporte público para começar a resolver isso", analisa Cinthia Almeida.
A especialista em trânsito pondera que, conforme a dinâmica do acidente, o problema pode não ter sido mecânico, mas sim uma falha na percepção de risco do condutor. "O motorista relatou que não conseguiu parar a tempo. Isso pode ter ocorrido, inclusive, devido à distância necessária para frear e ao tempo de frenagem. Analisando, qualquer mudança abrupta no ritmo do trânsito poderia ter contribuído", afirma. A batida aconteceu a poucos metros de um radar recém-instalado na avenida José Cândido da Silveira.
A documentação do veículo e do motorista, conforme a PMMG, estão em dia. O condutor também foi submetido ao teste do bafômetro, que não apontou álcool no sangue. Ele preferiu não gravar entrevista.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) informou que o ônibus foi recolhido à garagem e passará por "rigorosa perícia". "Informamos que Sindicato e empresa ainda estão apurando as causas e a logística do acidente e se colocaram à disposição das autoridades para ajudar a elucidar os fatos", reforçou.
Como denunciar irregularidades nos ônibus metropolitanos?
As irregularidades encontradas pelos passageiros devem ser encaminhadas à Ouvidoria Geral do Estado (OGE) por meio do site oficial (CLIQUE AQUI), pelo telefone 162 ou pelo WhatsApp (31) 3915-2022.
O que diz a Seinfra na íntegra?
"A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) acionou o consórcio responsável pela operação da linha 4988 (Sabará/BH) para prestar esclarecimentos e realizar a comunicação formal do ocorrido, conforme previsto no regulamento do transporte metropolitano. Em checagem inicial, foi verificado que o veículo é novo (2021/2022) e está com a manutenção em dia.
A constatação das causas do acidente aguarda a avaliação e o laudo da perícia técnica, que, após concluído, deverá ser encaminhado ao DER-MG no prazo de dez dias.
De imediato, o veículo envolvido no acidente só poderá retornar à circulação após passar por vistoria. Ele será substituído por outro, garantindo que a linha mantenha a programação diária das viagens sem prejuízo para os usuários. Não há nenhuma indicação prévia de problemas nos veículos durante a apuração dos dois acidentes ocorridos nos últimos dias.
Em 2024, o Governo de Minas firmou um acordo para a aquisição de 850 novos ônibus para a frota metropolitana. Com a chegada dos veículos, a idade média da frota da RMBH será reduzida de 11 para 6 anos até o final de 2025.
Cerca de 224 novos ônibus já estão em operação em cidades como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Mateus Leme e Ribeirão das Neves."
Sintram diz que ônibus foi recolhido e passará por "rigorosa perícia"
"O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) informa que, imediatamente após tomar conhecimento da ocorrência, a empresa responsável pela operação da linha enviou uma equipe técnica ao local, para avaliação da situação e providências cabíveis, bem como para dar o apoio aos envolvidos.
Informamos que Sindicato e empresa ainda estão apurando as causas e a logística do acidente e se colocaram à disposição das autoridades para ajudar a elucidar os fatos. O ônibus será recolhido à garagem e passará por rigorosa perícia. Reforçamos que o veículo estava com a documentação e manutenções em dia."