A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a capital mineira acaba de receber mais 900 doses da vacina contra a catapora (varicela). O órgão irá retomar as aplicações na capital a partir desta quarta-feira (19 de fevereiro), e os imunizantes serão disponibilizados em 18 centros de saúde da cidade. Os endereços dos locais, assim como os horários de funcionamento de cada unidade, podem ser verificados no portal da PBH.
Como funciona o esquema vacinal da imunização contra a catapora?
De acordo com a prefeitura, o esquema vacinal da catapora possui duas doses, sendo uma aplicação realizada com um ano e três meses de idade e um reforço aos quatro anos.
Para a vacinação dessas crianças, conforme a PBH, é fundamental que os pais ou responsáveis legais estejam presentes, levem a caderneta de vacinação, um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de endereço para o devido registro.
O órgão reforçou que é importante lembrar que todas as vacinas ofertadas na rede SUS-BH são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e repassadas a Belo Horizonte pelo governo estadual. "A capital ainda aguarda o envio de nova remessa de imunizantes contra a varicela para fazer a distribuição a todos os centros de saúde e ampliar o acesso da população", disse a PBH.