A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que o vendaval registrado durante a chuva na região metropolitana de Belo Horizonte foi a principal causa dos desligamentos de energia nesta terça-feira (18 de março). Os ventos chegaram a uma velocidade de até 77 km/h.

Na região do Barreiro, em BH, os ventos assustaram os moradores e até provocaram a queda de uma placa do estacionamento de um shopping. Os pedestres se abrigaram em um posto de combustível para se proteger.

Na capital mineira, conforme informado pela Cemig, foram contabilizados 43 raios. "Devido à força do vento, foram registrados quedas de árvores e também objetos lançados em direção à rede elétrica, galhos, que provocaram danos à rede elétrica", informou a companhia em trecho do comunicado.

A falta de energia está concentrada em bairros da região Centro-Sul de BH e nas seguintes cidades da Grande BH: Santa Luzia, Sabará e Caeté.

"Imediatamente após o início das ocorrências, equipes da companhia iniciaram os trabalhos para o restabelecimento, priorizando os grandes blocos de clientes afetados. Por volta das 18h30 desta terça-feira, 90% dos clientes afetados já tinham sido religados", esclareceu a Cemig.

A previsão de restabelecimento para os locais ainda sem luz é entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira (19 de março).