Usuários reclamam do caos instaurado no metrô após a forte chuva que atingiu Belo Horizonte nesta terça-feira (18 de março). Conforme os passageiros, os trens estão lotados e os atrasos duram mais de meia hora.
A estudante Isabela Freitas, de 25 anos, contou que pegou o metrô por volta das 18h na estação Eldorado, em Contagem, na região metropolitana, e que o cenário é “desesperador”.
“Estava parcialmente vazio por volta das 17h40, mas o metrô avisou que aquele trem ‘não iria entrar em serviço’ e, assim, mais gente se juntou para pegar o de 18h. Então, ele saiu lotado do Eldorado. Em cada estação foi aumentando, mas com destaque para Central, Carlos Prates e Lagoinha. No Santa Efigênia, já não cabia mais gente. Tem muito idoso em pé, ‘esmagado’, porque não cabe”, destacou.
O auxiliar de pedreiro, João Souza, de 26 anos, também reclama: “Não tem aviso. Largaram a população sem se importar. O atraso está demais, e tudo muito lotado”, desabafou.
O analista de marketing Pedro Oliveira, de 27 anos, conversou com a reportagem às 19h10, enquanto estava parado na estação Vila Oeste. "Embarquei no trem às 18h10, na estação Calafate, no sentido Eldorado. O metrô está parando várias vezes, do nada. Estamos no escuro, sem informação. Eles não dizem nada. Apenas falam que estão aguardando a liberação da via", comentou.
Em nota, o Metrô BH, responsável pelo transporte, afirmou que um galho caiu na rede aérea de alimentação de trens, provavelmente por causa da forte chuva com ventos. Além disso, a empresa informou que o problema foi agravado por falta de energia, que não permitiu que um aparelho de mudança de via fosse operado remotamente.
A manutenção está em andamento.