No ano de 2024, Belo Horizonte registrou mais de 15,1 mil ocorrências envolvendo motocicletas - o que equivale a um aumento de 12,6% com relação a 2023, quando foram contabilizados cerca de 13,4 mil acidentes. O levantamento, divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quarta-feira (19 de março), foi realizado com dados fornecidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

E a PBH chama a atenção para outro dado alarmante: nos 28 dias do mês de fevereiro, foram registrados 1.405 chamados para o SAMU envolvendo motocicletas - o que significa que, a cada dia, ocorreram 50 novos acidentes com moto. O órgão apontou que o crescimento dessas ocorrências impacta no Sistema Único de Saúde de BH, e que um dos exemplos foi o recente contingenciamento dos procedimentos eletivos ortopédicos de forma temporária, de 22 de janeiro a 5 de fevereiro. "A medida foi necessária devido ao aumento da demanda de cirurgias de urgência, a maioria vinda de pacientes envolvidos em acidentes de trânsito e quedas", ressaltou a prefeitura.

O subsecretário de Atenção à Saúde de BH, André Luiz de Menezes, afirmou que as lesões mais comuns em ocorrências com motociclistas são as fraturas. "Por isso, a necessidade de atendimento de forma ágil aos acidentados, por serem situações mais graves. Com isso, há um aumento tanto das internações ortopédicas de urgência como das internações ortopédicas eletivas, já que muitas vezes o caso não é solucionado com apenas uma cirurgia, sendo necessários vários procedimentos até a alta hospitalar”, explico Menezes.  

A PBH faz um alerta com relação ao aumento de casos que envolvem acidentes com motos, especialmente quando os números atuais são comparados aos anos anteriores da pandemia do covid-19.  "Em 2018, antes da explosão dos aplicativos de entrega e outros serviços que utilizam motocicletas, Belo Horizonte registrava cerca de 10 mil acidentes envolvendo motos. Em apenas seis anos, o número saltou para 15,1 mil, o que representa um aumento de quase 50%. Esse crescimento acentuado demonstra não apenas uma quantidade maior no número de motociclistas, mas também mais exposição ao risco devido ao comportamento no trânsito", apontou a PBH.

(Com informações da PBH)