Belo Horizonte confirmou 121 casos de tuberculose nos primeiros meses de 2025 — a média é de dois diagnósticos por dia na capital mineira. O alto número de casos da doença, que tem como principais sintomas a tosse persistente, febre, suor, cansaço e perda de peso, é alvo de uma campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da capital mineira. A pasta busca conscientizar a população sobre a doença em prol do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.   

"Para reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento, a Prefeitura de Belo Horizonte irá promover a afixação de cartazes em unidades de saúde e a distribuição de material informativo em locais com grande circulação de pessoas, além de ações de promoção à saúde nas Academias da Cidade. Haverá, ainda, uma nova capacitação para os profissionais da rede SUS BH", informou a pasta.

Em 2024, a capital registrou 1091 casos de tuberculose. A doença possui tratamento gratuito e ofertado pela rede SUS-BH, com duração de cerca de seis meses. O tratamento, conforme a pasta, está disponível nos 153 centros de saúde da capital mineira. "No processo de cuidado é utilizado o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que é uma estratégia que consiste na observação da ingestão diária dos medicamentos por um profissional de saúde", explicou.

 Conforme a pasta, essa medida é necessária para adesão ao tratamento e serve como forma preventiva para evitar a evolução da doença. "Os principais sintomas são tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, suores noturnos, cansaço e perda de peso. Caso a pessoa apresente um quadro de tosse por três ou mais semanas, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a busca de assistência em uma unidade para avaliação", destacou.

O que é a tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que atinge prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A transmissão ocorre pelo ar, quando uma pessoa doente expele gotículas ao tossir, espirrar ou falar.