A Prefeitura de Belo Horizonte entregou, na manhã desta segunda-feira (24 de março), 137 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal da capital. Ao todo, são 137 novos veículos para reforçar as ações de segurança na capital. A quantidade representa aumento de 24% na frota atual de veículos. 

O comandante da Guarda Civil Municipal de BH, Júlio César de Freitas, explica que com a renovação dos veículos o número de viaturas passa de cerca de 70 para 99 unidades. A frota da Guarda é composta ainda por cinco vans, uma furgoneta, um ônibus e 31 motocicletas. 

“Temos van, ônibus e motocicletas, além de caminhonetes que já serão implementadas nas nove regiões de BH para que a gente possa garantir a sensação de segurança e contribuir de maneira efetiva para isso a partir de hoje”, comemorou. 

Para aquisição e manutenção das novas viaturas, a PBH investirá anualmente cerca de R$7,7 milhões. Segundo o prefeito em exercício Álvaro Damião (União Brasil), o investimento já era alvo de estudos desde o último ano, e explica que o novo contrato vai evitar perdas para a frota em caso de danos nos veículos. 

“A renovação da frota já estava no nosso calendário desde o ano passado. A importância é para o belo-horizontino sentir que está sendo cuidado. É um contrato novo, se o veículo tiver um problema ele se troca automaticamente, não teremos perda de veículos. Prometemos isso e estamos realizando”, afirmou. 

Conforme o Executivo municipal, a substituição da frota garante também que os guardas municipais tenham sempre à disposição veículos em plenas condições de uso, assegurando a continuidade operacional das atividades de patrulhamento, fiscalização e atendimento das demandas. Os 137 novos veículos foram locados com recursos da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
 
“A renovação da frota está prevista a cada três anos, sem custos adicionais para o município, garantindo que a corporação tenha acesso contínuo a veículos modernos e adequados às suas funções”, diz em nota.

A corporação já possuía uma caminhonete, uma van e um automóvel destinado especificamente ao Grupamento de Proteção à Mulher: Guardiã Maria da Penha, além de um sprinter, dois quadriciclos e seis trailers da Unidade de Segurança Preventiva (USP). A corporação conta ainda com mais oito viaturas recentemente doadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).