A região Norte de Belo Horizonte é a que possui o maior número de casos de dengue em 2025, com 21% de todas as confirmações na cidade. Para frear as contaminações, moradores da regional participaram, na manhã desta quarta-feira (26 de março), de um mutirão de limpeza para o recolhimento de objetos que possam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação se justifica porque, conforme o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), 86,1% dos focos do inseto estão dentro de residências.
Neste ano, na capital, foram confirmados 405 casos de dengue, sendo 87 na região Norte. Foram investigados e descartados 4.185 casos. Há 2.833 notificações pendentes de resultados, conforme dados divulgados no boletim mais recentemente, em 21 de março.
Para tentar minimizar os focos na capital mineira, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde percorreram previamente as ruas do bairro Tupi B, na região Norte, informando os principais materiais que podem ser descartados, a data e horário da coleta pelo caminhão da SLU. Nesta quarta-feira, caminhões do Executivo municipal foram ao local para recolher móveis e objetos que poderiam abrigar a larva do mosquito.
"É sempre importante que a população também colabore com a limpeza e não deixe o mosquito se proliferar. Isso é importante durante o ano todo, mas nessa época, quando o número de casos tende a crescer, é preciso intensificar isso. Pessoas devem estar em alerta para todo reservatório que possa acumular água. O ideal é fazer uma manutenção pelo menos uma vez por semana para evitar que a larva do mosquito se prolifere", pontua o gerente de Zoonoses da Regional Norte, Diogo Portela.
Desde o início do ano, a prefeitura da capital já realizou 58 ações de limpeza contra arboviroses. Foram aproximadamente 136 toneladas de resíduos recolhidos em cerca de 22 mil imóveis. Durante os mutirões, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) também orientam a população sobre a importância da coleta e o descarte correto de resíduos como parte da prevenção às arboviroses.
Veja o número de casos por regional:
- Barreiro 51
- Centro-Sul 22
- Leste 33
- Nordeste 81
- Noroeste 46
- Norte 87
- Oeste 24
- Pampulha 25
- Venda Nova 18
- Ignorado* 18