Uma advogada acusada de fazer parte de uma facção criminosa que atua na Bahia foi presa, nesta terça-feira (8 de abril), em Belo Horizonte. Conforme o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ela é acusada de, junto de outros advogados, praticar os crimes de corrupção ativa, organização criminosa e estelionato em Salvador, capital baiana. 

Segundo o órgão, o mandado de prisão preventiva da advogada foi expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia e cumprido por uma ação conjunta da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI) do MPMG. 

"A prisão ocorreu a partir de levantamentos realizados pelo Ministério Público, dando conta de que a advogada estaria residindo na capital mineira", explicou o MPMG.

Fraudes em saques de precatórios

O Ministério Público apontou que a prisão realizada nesta terça (8) faz parte de um desdobramento de investigações que envolvem organização criminosa especializada em fraudes de saques de precatórios judiciais com área de atuação em Salvador.

"Os advogados se uniram para falsificar procurações e documentos e realizar saques ilegais em instituições bancárias, praticando os crimes de corrupção ativa, organização criminosa e estelionato", pontuou o MPMG.