Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) mostram que Minas Gerais registrou 544 roubos a instituições financeiras entre 2015 e janeiro de 2025. Em média, é como se fosse 4,5 roubos por mês no período apurado. Na madrugada desta terça-feira (8 de abril), uma agência da Caixa Econômica Federal foi alvo de bandidos do Novo Cangaço em Guaxupé, no Sul de Minas.

Apesar de a média de roubos a instituições financeiras ser alta, o número apresenta queda brusca nos últimos anos. Em 2015, foram 136 registros pelas forças de segurança, enquanto em 2024, por exemplo, foram cinco ocorrências desta natureza. 

Neste ano, a Sejusp registrou duas ocorrências de roubo a instituições financeiras em janeiro. Em fevereiro, não houve caso. Historicamente, o mês de março é o período com mais ocorrências desse tipo, com 64 ao todo. Em seguida vem agosto, com 62 ocorrências.

As circunstâncias e a autoria do crime na madrugada desta terça-feira em Guaxupé serão apuradas pela Polícia Civil e pela Polícia Federal.