Enquanto os olhares de milhares de pessoas se voltavam para a sacada da Basílica de São Pedro, na expectativa da aparição do novo papa, a imagem de um padre em meio à multidão foi o que chamou a atenção do mineiro Giovanni Lopes, de 51 anos. O motivo foi "a beleza do religioso", identificado como padre Jefferson Maerighetti, que também aguardava pelo anúncio de Leão XIV, no Vaticano. "Gente, o padre é bonito e é brasileiro", disse o mineiro em um vídeo que viralizou na web e conta com mais de 327 mil curtidas em seu perfil pessoal.

As imagens foram gravadas na última quinta-feira (8 de maio), quando o cardeal Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o sucessor do papa Francisco — o 267º líder da Igreja Católica. "Eu já tinha participado do velório do papa Francisco e decidi acompanhar o anúncio do novo papa, afinal, é um momento histórico. E na praça São Pedro tinha muita gente, desde populares até pessoas mais conhecidas. Vendo todo aquele movimento, me chamou a atenção aquele padre com sorriso radiante. Na hora, eu falei: 'Gente, que padre bonito'. Me aproximei dele e assustei porque estava falando português. Quando percebi que era brasileiro, brinquei com ele, filmei e falei que iria divulgar", relatou.

Apesar da brincadeira, Giovanni diz ter "sentido vergonha" de pedir uma foto com o "padre bonitão". "Decidi ficar mais na minha, até por respeito. Ele estava ali para vivenciar a história, todo aquele acontecimento faz parte da vida dele, da religiosidade da Igreja. Sei que o objetivo dele na praça de São Pedro era outro, então não pedi para tirar uma foto", relata. Giovanni, porém, se divertiu com a repercussão do vídeo. "Publiquei durante a noite e, quando acordei, me assustei com a quantidade de comentários e curtidas. Outros perfis também publicaram. Já pensou se ele vira papa?", brincou.

O vídeo, no entanto, não foi o primeiro de Giovanni a viralizar nas redes sociais. Durante o velório do papa Francisco, ele também fez imagens dos agentes da polícia italiana e divulgou em sua rede social. A publicação conta com mais de 46 mil curtidas. "Gente, que ônibus eu pego para chegar lá?", comentou uma seguidora no post do vídeo.

Vida na Itália

Formado em Psicologia, Giovanni vive em Roma há dezessete anos. Na capital italiana, ele trabalha em uma clínica odontológica. Antes de se mudar para o país europeu, Giovanni residiu no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. "Sempre acompanho tudo no Brasil, e aqui na Itália também. Em 2013 mesmo, estive no Conclave que escolheu o papa Francisco. Foi muito emocionante. Acho que participar desses momentos históricos é algo muito marcante, muito rico", finaliza.