Centro e trinta e cinco novos ônibus metropolitanos foram entregues, simbolicamente, nesta quinta-feira (8) pelo Governo de Minas Gerais aos municípios de Contagem e Brumadinho, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, são 850 novos ônibus que vão substituir 33% da frota mineira que já está antiga. Os veículos, 128 em Contagem, sete em Brumadinho, já estão circulando e são responsáveis pelo transporte de aproximadamente 70 mil pessoas todos os dias.

"É importante a gente esclarecer que 70% do transporte coletivo que anda em Contagem é metropolitano. Então, nós temos o sistema municipal, cuja gestão é feita pela Transcon e o restante é feito pelo sistema metropolitano. Desse 70%, a grande conquista hoje é que 50% da frota metropolitana está sendo renovada. Nossa frota estava ultrapassada, com vários problemas mecânicos que traziam insegurança para os trabalhadores e também para o usuário. Então, é uma grande conquista que a gente tem hoje com essa vinda da renovação da frota de 50% do Estado”, disse a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).

Em março deste ano, 24 ônibus foram entregues em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Até o final do ano, os novos ônibus devem substituir parte da frota antiga, que é composta por 2.400 veículos. O Estado fornecerá 600 novos veículos, enquanto as empresas devem comprar 250.

Ao todo, já foram investidos R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia. Os recursos são provenientes do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais com a Vale. 


Mais investimentos


Ainda segundo a prefeita da cidade vizinha da capital mineira, novos investimentos devem ser anunciados em breve para o município, o principal é a expansão da estação do metrô. 

“Todo estudo de viabilidade já foi feito, agora nós estamos nas tratativas finais com o Governo Federal para a nova estação do metrô no viaduto Beatriz”, anunciou sem falar de prazos.

Questionada sobre o transporte municipal e a possibilidade de o município seguir os passos de Belo Horizonte no que tange o PL 60/2025, que prevê a gratuidade da tarifa de ônibus para todos os passageiros, a prefeita foi enfática em dizer que esta não é uma prioridade na gestão dela.

“Não, eu não trabalho com essa prioridade. Hoje, a nossa prioridade é a gente garantir um transporte de qualidade, um transporte com mais linhas, mais viagens. Porque hoje, o que de fato está acontecendo em Contagem é que o direito de ir e vir está sendo comprometido pela ausência de viagens e também de equipamentos que garantam com segurança o transporte. Então, essa não é a minha prioridade”, cravou.