Um elevador do prédio Minas da Cidade Administrativa parou com funcionários na manhã desta terça-feira (10 de junho). Na última sexta-feira (6 de junho), os elevadores também sofreram uma intercorrência, e colaboradores do local ficaram presos. Os problemas vêm ocorrendo há mais de um ano, embora obras de reparo tenham sido feitas em 2024.

Conforme o governo do Estado, a falha desta terça-feira foi momentânea. Uma equipe técnica da empresa responsável pela manutenção dos elevadores foi acionada, e os três funcionários que estavam presos  foram liberados em segurança. Ainda não se sabe o que provocou o incidente, e o caso é apurado.

Durante coletiva de imprensa, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para que os elevadores operem da forma mais segura possível.  “Estamos solicitando à empresa que fez a reinstalação que volte lá e verifique o que aconteceu. Ainda está no prazo de garantia”, afirmou.

Segunda vez em poucos dias

Conforme o governo do Estado, na última sexta-feira, foi uma intercorrência elétrica que afetou o funcionamento dos elevadores do prédio Minas. A causa, de acordo com a empresa responsável,  foi a atuação do disjuntor geral de proteção elétrica que atende aos elevadores. No dia, os equipamentos foram reiniciados e o funcionamento voltou ao normal.

Ainda segundo o governo de Minas, as duas situações foram pontuais e não estão relacionadas à obra realizada em 2024. “A segurança dos elevadores foi atestada pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela obra de reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, além das empresas responsáveis pela verificação e configuração das partes elétrica, mecânica e de automação”, informou o governo de Minas.

Leia posicionamento na íntegra

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão informa que, nesta terça-feira (10/6), por volta das 9h30, um elevador do prédio Minas da Cidade Administrativa apresentou uma falha momentânea no sistema. A equipe técnica da empresa responsável pela manutenção dos elevadores foi rapidamente acionada e os três servidores que estavam no elevador no momento foram retirados em segurança. A empresa está apurando o que motivou a falha.

Importante ressaltar que a empresa dispõe de quatro técnicos de prontidão na Cidade Administrativa em horário comercial. 

Na última sexta-feira (6/6), uma intercorrência elétrica afetou o funcionamento dos elevadores do prédio Minas, e a causa, de acordo com a empresa responsável, foi a atuação do disjuntor geral de proteção elétrica que atende aos elevadores. Na ocasião, os equipamentos foram reiniciados e voltaram a funcionar normalmente. A segurança para a retomada da utilização foi atestada pela empresa. 

As duas situações foram pontuais e não têm relação com a obra realizada nos elevadores no último ano. A segurança dos elevadores foi atestada pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela obra de reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, além das empresas responsáveis pela verificação e configuração das partes elétrica, mecânica e de automação. 

Todos os elevadores da Cidade Administrativa possuem Relatório de Inspeção Anual e, além dessa inspeção exigida pela legislação municipal, os equipamentos também passam por manutenções preventivas mensais conforme estabelecido nos contratos firmados com a empresa Elevadores Otis Ltda e com a empesa Elevadores Atlas Schindler Ltda. 

A legislação municipal de Belo Horizonte determina a inspeção anual, mas, pelo contrato do Governo de Minas, as vistorias são realizadas mensalmente.

A Intendência da Cidade Administrativa também cumpre rigorosamente as normas acima citadas, mantendo os livros e laudos de inspeção dos elevadores nos halls de entrada de cada prédio.