Famílias que residem em áreas de risco devido à barragem B-1, da empresa Emicon Mineração e Terraplenagem, serão realocadas para moradias temporárias pela Prefeitura de Brumadinho, na Região Central de Minas Gerais. A medida, de caráter preventivo, contempla, inicialmente, sete famílias e criações de animais da comunidade do Quéias, na região do Vale do Ingá. A retirada dos moradores teve início nesta terça-feira (29/7), com a realocação prevista de duas famílias.
"A Prefeitura de Brumadinho informa que, conforme acordo firmado com o Ministério Público, as famílias residentes em áreas de risco terão até 15 dias para serem realocadas de forma segura. Apesar de a responsabilidade legal pelo apoio às famílias ser da empresa Emicon Mineração, a Prefeitura assumiu o apoio imediato à população", informou a administração municipal em nota.
+ Leia também: MG tem o maior número de barragens em risco alto de emergência dos últimos 2 anos
Segundo a Defesa Civil do município, as moradias serão destinadas prioritariamente a mulheres, crianças e idosos. A quantidade de famílias a serem realocadas está sendo atualizada gradualmente. Inicialmente, estavam previstas seis, mas o número foi revisado para sete.
Nesta segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho iniciou o cadastro das famílias que receberão apoio social por meio do Centro de Referência de Assistência Social Especializado em Calamidades (CRASEC). As ações incluem acompanhamento psicossocial, acesso a programas sociais e serviços públicos, além da intermediação de emprego via SINE.
Treinamentos de equipes
A reportagem de O TEMPO apurou que servidores públicos de Brumadinho participaram de treinamentos com a Defesa Civil do município para auxiliar as famílias que terão de deixar suas residências após o nível de emergência da barragem B1-A ser elevado ao nível 2 — quando as medidas de segurança não estão sendo devidamente adotadas pela empresa. Um ponto de apoio também está sendo instalado no CRAS Cohab, em Conceição de Itaguá, distrito de Brumadinho.
Na manhã desta segunda-feira (28/7), um helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou a região de Conceição de Itaguá, o que gerou preocupação entre os moradores. De acordo com a corporação, o sobrevoo fazia parte de um treinamento rotineiro iniciado na última semana, após a elevação do nível de emergência da barragem. Os bombeiros reforçaram que não há risco iminente de rompimento da estrutura.
Leia a nota da Prefeitura de Brumadinho
"A partir desta terça-feira (29), será iniciada a retirada preventiva das famílias que vivem na Zona de Autossalvamento (ZAS). A ação será realizada de forma gradativa e planejada, seguindo os protocolos do Plano de Contingência e as normas da Defesa Civil Estadual e Nacional. Lembrando que trata-se de apenas uma medida preventiva, prevista em legislação específica para áreas próximas a barragens, e não está relacionada a risco iminente de rompimento. Apenas uma açao que acontece devido as normas da legislação.
A Prefeitura de Brumadinho informa que, conforme acordo firmado com o Ministério Público, as famílias residentes em áreas de risco terão até 15 dias para serem realocadas de forma segura. Apesar de a responsabilidade legal pelo apoio às famílias ser da empresa Emicon Mineração, a Prefeitura assumiu o apoio imediato à população.
Segundo o prefeito Gabriel Parreiras, “mesmo não sendo uma responsabilidade direta da Prefeitura, é uma missão nossa cuidar das pessoas e garantir a segurança de cada família brumadinhense.” Por isso, desde a última quarta-feira (23), o município se comprometeu a mobilizar os recursos necessários para garantir assistência às famílias.
As equipes da Defesa Civil continuam atuando junto às famílias para viabilizar as moradias temporárias, priorizando mulheres, crianças e idosos. Vistorias adicionais seguem em andamento, assim como o contato com moradores.
Além das ações emergenciais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social iniciou nesta segunda-feira (28) o cadastro das famílias que receberão apoio social atraves do Centro de Referência de Assistência Social Especializado em Calamidades (CRASEC), que fundamenta-se em uma linha de cuidado completo às pessoas, como acompanhamento psicossocial, acesso a programas sociais e serviços públicos, incluindo a intermediação de emprego via SINE.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a segurança, o cuidado com as pessoas e a transparência de todas as ações."