A Defesa Civil de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), iniciou uma série de treinamentos para a retirada de 44 pessoas de seis famílias que vivem na comunidade Quéias, localizada no Vale do Ingá. A medida ocorre após o nível de emergência da barragem B1-A, da empresa Emicon Mineração e Terraplenagem, atingir o nível 2 de alerta — quando as medidas de segurança não estão sendo adequadamente adotadas pela empresa.

Como apurado pela reportagem de O TEMPO, servidores públicos de diversos setores da administração municipal foram convocados para os treinamentos. Um ponto de apoio também está sendo instalado no CRAS Cohab, em Conceição do Itaguá, distrito de Brumadinho. 

Na manhã desta segunda-feira (28/7), um helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou a região de Conceição do Itaguá, o que gerou preocupação entre moradores. Conforme a corporação, o sobrevoo se tratava de um treinamento rotineiro, que começou ser feito na última semana, após o nível de emergência da barragem aumentar. Os bombeiros também destacaram que não há risco de rompimento iminente da estrutura.

O que a Prefeitura de Brumadinho diz?

Por meio de nota, a Prefeitura de Brumadinho negou que tenha feito treinamentos relacionados à barragem. O Executivo municipal disse ainda que tem “compromisso com a transparência das ações, respeito à população e responsabilidade  com a segurança pública."