Com o tema "Quem abriu os caminhos também merece caminhar com dignidade: viver e envelhecer com orgulho!", a 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Contagem acontecerá neste domingo (3/8), a partir das 12h, na Praça da Glória, no bairro Eldorado, em Contagem na Grande BH. De acordo com o o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, o evento integra o calendário oficial do município desde 2009 e tem políticas públicas que buscam garantir direitos e fortalecer a cidadania de toda a população LGBTQIAPN+. 

“Não se trata de uma disputa de gênero. Nossa discussão é sobre respeito, sobre mostrar que Contagem é uma cidade diversa, plural e que convive na lógica do respeito”, afirmou o secretário. Ele destacou avanços como o ambulatório trans, o Núcleo de Direitos Humanos com o Centro de Referência LGBT+ e o Conselho Municipal LGBT, criado após 2009.

Segundo o presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem (Cellos), Eduardo Mamede (Dudu Fashion), a expectativa de público está entre 40 e 50 mil pessoas. Ele também afirma que a Parada está consolidada como o maior evento popular da cidade e marca um ato político que, há quase duas décadas, ocupa a maior avenida de Contagem. “A Parada não é só um dia de festa, é dia de luta e de mostrar que existimos e pertencemos à cidade”, pontuou Dudu. 

Políticas públicas em foco 

A superintendente municipal de Diversidade Sexual, Karol Maia, explicou que em um ano de funcionamento, o Núcleo de Referência LGBT+ já realizou mais de 500 atendimentos psicossociais e capacitou mais de 120 pessoas em cursos profissionais. “Também promovemos o Mercado LGBT+, fortalecendo artistas, artesãos e empreendedores da comunidade”, disse. 

Karol também reforçou sobre a continuidade de políticas inclusivas como o casamento coletivo, que contempla casais homoafetivos e completa dez anos em 2025. As inscrições para a próxima edição seguem abertas até 7 de agosto. 

A superintendente destacou que Contagem é uma das 21 cidades do país a contar com ambulatório trans, política de saúde pública voltada especificamente para pessoas trans e travestis. “Esse ambulatório é uma conquista do movimento e da gestão. Ele começa com a readequação da equipe de uma UBS, o que já demonstra o comprometimento da cidade com o atendimento humanizado”, disse Karol. 

Ela também explica que na educação, o município iniciou em junho uma política intersetorial com a Secretaria de Educação (Seduc) para enfrentar a evasão escolar de jovens LGBT+. A proposta inclui ações de reinserção de alunos no EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a construção de uma trilha formativa que vá da escola ao mercado de trabalho. 

19ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ 

A Parada contará com apresentações artísticas, a homenagens a pessoas que abriram caminhos para o movimento. Segundo o presidente do Cellos, o cantor Marcelo Veronez interpretará o Hino Nacional na abertura do evento. Também haverá espaço reservado com cadeiras para acolher idosos, especialmente os que participarão pela primeira vez. “Convidamos mães, pais, avós, para viver esse momento conosco. A cidade está preparada para receber todos, todas e todes com respeito e segurança”, disse Eduardo Mamede (Dudu Fashion), presidente do Cellos. 

Atrações confirmadas: 

  • Bloco Namastreta 
  • Dj Tico Malagueta
  • Dudu Fashion 
  • Lady Nycolly 
  • Wandera Jones
  • Aysla Pirv e Balet 
  • Mães pela Liberdade

Confira a programação completa:

1º Bloco
Horário: 12h às 14h
Apresentação: Penélope Fontana e Justiny Chosen

12h00 – DJ Douglas
13h00 – Apresentação da Corte de Miss e Mister
13h10 – Grupo CSSA Bols Dudu
13h15 – Alicia Belatriz
13h20 – Lanny Jackson
13h25 – Falas de movimentos
13h30 – Twauane Spancer
13h35 – Priscila Klum
13h40 – Scarlla Veigr
13h45 – Falas
13h50 – Well Esteves
13h55 – Allana Dellatorre
14h00 – Mães da Liberdade
 
2º Bloco
Apresentação: Evellyn e Dudu

14h05 – Show Dudu

Fala da prefeita Marília Campos (PT) e representante do Legislativo
Momento Homenagem (Entrega de certificados)
14h20 – Michelle Loren
14h25 – Llady Nycolle
14h30 – Olivia Oli
14h35 – Falas
14h40 – Aysla Pirv
14h45 – Nickary Aycker
14h50 – Coquita Para Raio
14h55 – Wandera Jones
15h00 – Gabriel Fernandez
 
Ato Político e Encerramento
15h10 – Início do Ato Político
15h30 – DJ Tico
16h00 – Encerramento do palco para saída dos trios
Trio elétrico: Cellos Contagem