Católicos de Belo Horizonte celebram nesta semana a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira. As missas começaram no dia 6 de agosto e seguem até a próxima sexta-feira (15/8), feriado em que também se celebra a Assunção de Nossa Senhora. Os ritos religiosos acontecerão no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, localizado na rua Sergipe, 175, no centro.

De acordo com a programação, missas serão celebradas entre segunda-feira (11) e quinta-feira (14), sempre às 19h. Antes, às 18h, os fiéis se reúnem para a reza do terço. Na sexta-feira (15), dia da festa da padroeira, seis missas estão programadas, com celebrações às 7h, 8h30, 11h, 13h, 15h e 18h. A programação inclui ainda um almoço com os fiéis (11h), bênção dos carros e dos viajantes (13h) e procissão luminosa (17h).

Feriado

O feriado municipal de 15 de agosto em Belo Horizonte celebra a Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade. A data tem um significado religioso importante para os católicos, pois relembra quando Nossa Senhora foi assunta aos céus.

“O dia é muito importante, pois Nossa Senhora, depois de Jesus, é a figura mais significativa da fé católica”, explicou Maria Helena, ministra da Palavra da Paróquia Jesus Cristo Libertador, na região do Barreiro.

A escolha de Nossa Senhora da Boa Viagem como padroeira de Belo Horizonte tem raízes históricas profundas, desde 1932. Foi o papa Pio XII quem oficializou o título, a pedido do cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.