A nova unidade da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei), do bairro Havaí, na região Oeste de Belo Horizonte, foi inaugurada nesta segunda-feira (18/8), pelo prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil). A escola nova fica ao lado da antiga estrutura da Emei Havaí, que passará por uma reforma, conforme anunciado nesta manhã. Com a inauguração, o número de vagas para o período integral sobe para 210 nas unidades que agora irão funcionar de forma integrada.

“Esse momento é muito especial, iniciar a semana visitando uma Emei com esta qualidade representa um dos objetivos que almejamos. Tenho certeza que aqui reside a alegria de mães, pais, avós e avôs, que confiam suas crianças a nós, certos de que seus filhos e netos estarão em um ambiente seguro. A transformação observada aqui reflete a nossa visão para toda Belo Horizonte, de criar Emeis que sirvam de modelo, que representam uma nova realidade na educação infantil”, destaca o prefeito.

Atualmente, a Emei Havaí tem 14 turmas para atender a 242 crianças de 1 a 5 anos, sendo 120 em tempo integral. Sete turmas funcionam em período integral, três parciais pela manhã e quatro parciais à tarde. Cinquenta e seis funcionários trabalham no local.  A limpeza, conservação, manutenção predial, segurança e gestão de utilidades são de responsabilidade da empresa que realizou as obras, dentro do modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

A construção da nova escola custou aproximadamente R$ 8 milhões. A unidade possui área de recreação coberta, banheiros acessíveis, lixeiras em todas as salas e colchonetes no berçário.

 

Novidades 

A escola faz parte do projeto de ampliação da oferta de vagas em educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte, que inclui a construção de novas escolas e reformas em unidades existentes. Com a reforma da antiga unidade, a Emei Havaí será a maior Emei de Belo Horizonte. A quantidade exata de alunos por turma poderá variar conforme a faixa etária, com estimativas entre 16 e 21 crianças por sala.

 


As obras de reforma da antiga unidade devem começar em até quatro meses e devem ser concluídas entre seis e oito meses.