As regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro estão em risco elevado de incêndios florestais até este domingo (24/8). O alerta, emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), é condicionado pelas condições atmosféricas marcadas por calor intenso, baixa umidade do ar e rajadas de vento — que podem criar um cenário favorável à propagação rápida de focos de incêndio na região.

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), os termômetros podem registrar até 36°C nesta sexta-feira (22/8), enquanto os níveis de umidade relativa do ar podem chegar a 12%. Além disso, o Cedec indica que rajadas de vento acima de 50 km/h podem aumentar ainda mais o risco de queimadas.

“Com o calor intenso, baixa umidade e ventos fortes, a população deve redobrar os cuidados. Manter hidratação, proteger crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, e evitar qualquer ação que possa provocar incêndios são medidas essenciais. A prevenção e a atenção aos alertas ajudam a proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, explica o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino.

Municípios em alerta

O alerta abrange os municípios de Carneirinho, Limeira do Oeste, Iturama, União de Minas, Santa Vitória, Campina Verde, Ipiaçu, Gurinhatã, São Francisco de Sales, Itapagipe, Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Capinópolis, Fronteira, Frutal, Comendador Gomes, Prata, Canápolis, Centralina, Araporã, Monte Alegre de Minas, Planura, Pirajuba, Campo Florido, Tupaciguara, Uberlândia, Uberaba, Água Comprida, Delta, Conceição das Alagoas e Veríssimo.

Confira cuidados para se proteger das queimadas

  • Mantenha-se hidratado, ingerindo água com frequência ao longo do dia, mesmo que não sinta sede, para evitar a desidratação. Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, período de maior calor e baixa umidade do ar; 
  • Contribua para a umidificação dos ambientes usando toalhas molhadas, baldes com água ou umidificadores; 
  • Higienize as narinas com soro fisiológico para prevenir o ressecamento das vias respiratórias; 
  • Aplique hidratantes corporais e protetor labial para evitar ressecamento da pele e dos lábios; 
  • Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, que são mais suscetíveis aos efeitos do tempo seco; 
  • Não solte balões nem realize queimadas, pois o risco de incendios aumenta significativamente neste período; 
  • Evite usar fogo para limpeza de terrenos ou práticas agrícolas; 
  • Não descarte bitucas de cigarro em áreas com vegetação; 
  • Envie um SMS com o CEP do local desejado para 40199 e faça o cadastro no sistema de alertas da Defesa Civil; 
  • Em caso de emergência, acione os números: 190 (PMMG), 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).