Treze cidades das regiões do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas ganharam, nesta quinta-feira (28/8), o reforço de 15 novos micro-ônibus para a frota utilizada no transporte de pacientes. A entrega, que foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, faz parte da Política de Transporte Eletivo em Saúde do Estado de Minas Gerais (Transporta SUS).
De acordo com o governo de Minas, foram investidos R$ 9,1 milhões na aquisição dos veículos, que possuem a capacidade para transportar 22 passageiros e são equipados com ar condicionado e tomada para carregar celular. Os micro-ônibus farão parte da frota administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CIS ALP) e atenderão as cidades de:
- Arapuá
- Brasilândia de Minas
- Carmo do Paranaíba
- Lagoa Grande
- Matutina
- Patos de Minas
- Presidente Olegário
- Rio Paranaíba
- São Gonçalo do Abaeté
- São Gotardo
- Serra do Salitre
- Tiros
- Vazante
"Os micro-ônibus vão garantir o transporte seguro, eficiente e humanizado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando o deslocamento em tempo adequado para a realização de consultas, exames e serviços especializados. O Transporta SUS é direcionado à população que demanda procedimentos eletivos e que, muitas vezes, necessitam se deslocar para municípios vizinhos que oferecem os serviços. Dois dos veículos ficarão na sede do CIS ALP para substituir os que estiverem em manutenção.", ressaltou o Executivo.
O governo estadual reforçou que agendamentos e encaminhamentos são realizados pelas secretarias municipais de Saúde, por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “Não são apenas veículos, eles asseguram que os pacientes tenham acesso ao serviço de qualidade, buscando também a eficiência na gestão dos recursos disponíveis”, afirma a superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, Maíra de Castro Lemos.
Vigilância sanitária também ganha reforço no transporte
Na solenidade de entrega, o Executivo também entregou quatro carros para o Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde (VISA-CIS), o CIS ALP.
Segundo o governo de Minas, cada veículo, no valor de R$ 123 mil, será utilizado nessa política que é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas para fortalecer a Vigilância Sanitária nos municípios, por meio do apoio técnico prestado pelos consórcios públicos de Saúde.
Os novos carros apoiarão as ações das equipes do VISA-CIS em áreas que abrangem as Unidades Regionais de Saúde de:
- Patos de Minas
- Uberlândia
- Uberaba
- Ituiutaba