Um incêndio que durou dois dias consumiu 121 hectares do Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, na Região Metropolitana de Minas Gerais, entre segunda e terça-feira (4 e 5/8). Para se ter ideia, a área destruída equivale a cerca de seis vezes o tamanho do Parque Municipal de Belo Horizonte, que tem aproximadamente 19 hectares.
Socorristas do Corpo de Bombeiros atuaram no combate às chamas. Segundo os militares, houve dois grandes focos de incêndio. O primeiro foi controlado por volta das 19h de segunda-feira (4/8), mas a vegetação voltou a pegar fogo logo em seguida.
Diante do histórico de reignição de focos na região — cercada por parques nacionais e cachoeiras turísticas —, as equipes permaneceram acampadas em pontos estratégicos. Na terça-feira (5/8), o monitoramento aéreo com drone identificou um novo foco de incêndio, combatido por volta das 12h. Após o resfriamento da área, os agentes e militares foram dispensados.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, dos 121 hectares atingidos, 106,5 ha estão na zona de amortecimento (fora dos limites do parque), enquanto 4,5 ha pertencem ao interior da unidade de conservação.