Começou nesta segunda-feira (01/09) a imunização de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, contra a dengue, em Belo Horizonte. A Prefeitura da cidade recebeu mais de 10 mil doses do imunizante, que está disponível em todos os 153 Centros de Saúde da capital. A expectativa é que a cobertura vacinal que está em 50,8% e 22,6%, para primeira e segunda dose respectivamente, chegue à meta de 90%.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram aplicadas mais de 160 mil doses da Qdenga, sendo 113 mil como primeira dose e 50 mil como segunda dose. O intervalo de uma para outra é de três meses, conforme o esquema vacinal.
A orientação do Ministério da Saúde é de que, quem teve diagnóstico recente de dengue, deve aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a pessoa contraia dengue após tomar a primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja administrada em um período inferior a 30 dias do início da doença.
A criança e o adolescente que vão receber o imunizante devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, além de apresentar documento oficial com foto, certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.