Violência

A cada semana, nove foram presos em Minas Gerais por estupro de vulnerável

No mesmo período, foram conduzidos 391 pessoas pelo crime contra a dignidade sexual de vítimas entre 0 e 13 anos

Por Laura Maria
Publicado em 28 de agosto de 2020 | 14:00
 
 
 
normal

Entre janeiro e junho deste ano, nove pessoas foram presas por semana, somente em Minas Gerais, por estupro de vulnerável, ou seja, vítimas com idades de 0 a 13 anos. Os dados foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) a pedido do jornal O TEMPO.

De acordo com o órgão, 245 pessoas foram conduzidas pelo crime de estupro em um período de 182 dias (janeiro a junho). Feitas as contas, a cada sete dias, pelo menos nove pessoas foram presas por esse tipo de crime.

No ano passado, esse número foi de 276. A divulgação ocorre em um momento no qual os crimes de estupro contra crianças torna-se mais evidenciado, como o caso da menina de 10 anos, que ficou grávida após ter sido estuprada sistematicamente pelo tio no Espírito Santo. Nesta sexta-feira (28), um exame de DNA comprovou que o parente da garota era mesmo o autor dos crimes

 

Entretanto, não é possível afirmar que houve somente 245 notificações desse tipo de crime no período, uma vez que o relatório da Sejusp abrange apenas dados de conduzidos identificados no momento do preenchimento do Registro de Eventos de Defesa Social, o Reds. 

A secretaria informa ainda que o Reds fornece dados de condução, ou seja, situação em que uma pessoa é levada à Polícia Civil para apresentação ao delegado. “Isso pode ou não acarretar na prisão do indivíduo naquele momento”.

Casos em Minas

Também neste mês, dois homens foram presos pelo crime de estupro de vulnerável em Minas Gerais. No dia 11, um homem de 20 anos foi preso suspeito de estuprar e induzir menina de 11 anos ao aborto em Salinas, no Norte do Estado. A criança chegou a perder o ano letivo e se mudar com a família devido às investidas do homem. 

Já no último dia 19, foi preso em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, um homem, de 36 anos, condenado por estuprar uma criança de 3 anos, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele confessou o crime e foi condenado a oito anos de prisão em regime fechado. 

Crimes contra a dignidade sexual

A Sejusp informou ainda que, de janeiro a junho de 2020, foram conduzidos 391 pessoas pelo crime contra a dignidade sexual de vítimas entre 0 e 13 anos. Foram registradas 470 conduções pelo mesmo crime nos seis primeiros meses de 2019. 

Crimes contra a dignidade sexual são aqueles que incluem, além do estupro contra vulnerável, outros tipos de abuso, como o armazenamento e a distribuição de material pornográfico de crianças e adolescentes. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!