Corrupção

Agente de saúde é presa por cobrar atendimentos médicos pelo SUS em MG

Mulher tentou atrapalhar as investigações e fez uma moradora acreditar que o telefone dela, testemunha, havia sido grampeado

Por Gabriel Rezende
Publicado em 17 de agosto de 2023 | 23:15
 
 
 
normal

Uma agente comunitária de saúde do distrito de Senhora do Carmo, em Itabira, região central de Minas Gerais, foi presa preventivamente pela Polícia Civil nesta quinta-feira (17 de agosto). Ela é investigada por corrupção passiva e coação no curso do processo.

Segundo as investigações, a agente informava aos moradores que, para receberem atendimento médico pelo SUS, precisavam pagar. Em seguida, ela cobrava valores não divulgados pela instituição policial.

As denúncias chegaram à Secretaria Municipal de Saúde por meio da ouvidoria do município e da Unidade de Saúde do distrito. Após ser denunciada, a agente passou a ameaçar testemunhas e interferir em depoimentos.

Além disso, segundo a Polícia Civil, a mulher comparecia à casa de uma testemunha, pegava o celular dela e encaminhava mensagens para outras pessoas, como se fosse a testemunha, negando as cobranças e os pagamentos.

Conforme o delegado responsável pela investigação, Diogo Luna Moureira, a investigada fez uma moradora acreditar que o telefone dela, testemunha, estava grampeado e que tudo o que falasse para outras pessoas seria sabido pela agente de saúde.

A mulher foi encaminhada ao sistema prisional após os procedimentos de polícia judiciária.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!