Saúde

Ala pediátrica do Hospital São Lucas encerra atendimentos nesta segunda-feira

Hospital alega prejuízo e pretende utilizar o espaço para ampliar leitos para outros tipos de atendimentos médicos

Por Pedro Nascimento
Publicado em 12 de setembro de 2022 | 15:09
 
 
 
normal

Situado em Belo Horizonte há 100 anos, o tradicional Hospital São Lucas, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, está encerrando nesta segunda-feira (12) os atendimentos na ala pediátrica da unidade. A decisão, comunicada aos pacientes no dia 19 de julho, foi tomada com base nos prejuízos financeiros registrados pela direção do hospital.

De acordo com o hospital, os pacientes pediátricos oncológicos continuarão a ser atendidos no Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, que faz parte do mesmo grupo que o Hospital São Lucas. Os demais pacientes estão sendo direcionados para outros hospitais para que tenham o tratamento continuado.

No lugar da ala pediátrica, o hospital informou que estuda a viabilidade de implantação de outros serviços de assistência à saúde. A decisão é criticada por mães de pacientes que se tratavam no São Lucas, que alegam “ganância” por parte da direção do hospital. Para especialistas, o fechamento pode causar um enorme impacto na rede privada de saúde da capital mineira.

Em nota, o Grupo Santa Casa BH (GSCBH), que administra o hospital, também lamentou o fechamento do espaço, mas disse que não tinha outra alternativa. “O GSCBH lamenta pelo encerramento do serviço de Pediatria, mas reforça que a decisão foi tomada após a realização de vários estudos e trabalhos, se mostrando necessária para primarmos por uma gestão responsável e pela continuidade da excelência na assistência que, há 100 anos, é marca registrada do Hospital São Lucas”, informou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!