Região Central de Minas

Andarilho com problemas mentais coloca fogo na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas

Segundo a Polícia Civil, a família do homem foi acionada e o resgatou; a mata é tomada por chamas desde segunda-feira

Por Natália Oliveira
Publicado em 30 de setembro de 2020 | 19:46
 
 
 
normal

Um andarilho com problemas mentais provocou um incêndio que atinge o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, desde a última segunda-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, a família do homem foi acionada e o resgatou. 

De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), são registrados focos de incêndio no entorno da unidade de conservação, na chamada zona de amortecimento, e também no interior do monumento.  Combatem o incêndio 21 brigadistas voluntários, de empresas da região e da força-tarefa previncêndio; três militares do Corpo de Bombeiros; seis militares do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave) e 12 funcionários da Gruta Rei do Mato.

São utilizadas ainda quatro caminhonetes de empresas parceiras da unidade de conservação e do Corpo de Bombeiros, um caminhão pipa cedido pela prefeitura de Sete Lagoas e outros dois enviados por empresas da região. Um helicóptero também é utilizado.

"Todos os focos são monitorados por equipes que fazem o combate por terra e também aéreo. Para auxiliar no combate às chamas, servidores e funcionários do Monumento Natural Estadual Peter Lund, em Cordisburgo, deslocaram-se para a Gruta Rei do Mato para apoiar os trabalhos, que devem se estender pela noite visando o controle das chamas", informou o IEF.

Segundo o Corpo de Bombeiros, estima-se que uma área de 270 hectares de mata foi queimado.  Um drone da Polícia Civil ajuda a fazer um mapeamento dos focos e também da área queimada. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!