A prefeitura de Belo Horizonte promete limpar a cidade e resolver todos o problemas provocados pela chuva da noite de terça-feira (23 de janeiro) até o final desta quarta-feira (24). O temporal que atingiu a capital mineira causou alagamentos em ruas e avenidas, derrubou árvores e espalhou lixo em todas as regionais. "Toda a Prefeitura está mobilizada em limpar cidade. Até o final do dia, tudo estará resolvido", garantiu Fuad Noman em coletiva para imprensa no Centro de Operações (Cop) da PBH.
O chefe do executivo avaliou o fenômeno da noite de terça-feira (23) como o novo normal e atribuiu o grande volume de chuva as mudanças climáticas. "Tivemos um grande volume de chuva em todas as regiões da cidade, vários alagamentos, mas, felizmente, sem vítimas. Este é nosso novo normal e as obras da PBH responderam adequadamente", completou.
De acordo com Fuad, nenhum rio transbordou, com exceção para regional Vilarinho, onde houve pequeno transbordamento na bacia de amortecimento. "Percebemos que as bocas de lobo amanheceram com muito lixo, mas isso aconteceu, pois era dia que as pessoas colocarem lixo para fora, e a chuva caiu antes do recolhimento", disse.
Belo Horizonte continua em alerta diante da possibilidade de chuva forte. O comunicado foi publicado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (24 de janeiro). Conforme o órgão, pode chover até 70 milímetros na capital ao longo de todo o dia.
O volume é praticamente o mesmo que caiu na região Centro-Sul no temporal desta terça-feira (23 de janeiro), quando os medidores da Defesa Civil registraram 71 mm de chuva na região. Oito das nove regionais estão em alerta para o risco de desabamento e deslizamento. Apenas a região Norte não está sob risco.