Norte de Minas

Árvores caem e teto de casa despenca após temporal em Montes Claros

Vinte municípios em Minas Gerais, ao todo, já declararam situação de emergência em função das fortes chuvas que atingem o estado

Por Lara Alves
Publicado em 06 de janeiro de 2020 | 10:05
 
 
 
normal

Moradores de Montes Claros estão, desde a tarde desse domingo (5), limpando as ruas e contabilizando os estragos causados por um forte temporal que atingiu o município, na região Norte de Minas Gerais, no decorrer das primeiras horas da manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar da intensidade da chuva, não houve registros de alagamentos ou inundações pela cidade. 

Contudo, inúmeras árvores caíram sobre fiações elétricas em inúmeros pontos de Montes Claros e parte do reboco de uma casa despencou sobre a cama de um dos quartos. Esse acidente aconteceu no bairro Clarindo Lopes, logo na noite de domingo (5) e, por muito pouco, não atingiu um dos moradores do imóvel. De acordo com os militares que atenderam a ocorrência, acredita-se que um infiltração na laje da cozinha tenha contribuído para que parte do teto cedesse. Os residentes precisaram interditar os cômodos afetados para evitar que pudessem ser atingidos por outras partes do teto. 

No decorrer do dia, militares foram acionados ainda para retirar árvores e galhos pesados caídos sobre algumas das principais ruas da cidade. A avenida Norival Guilherme Vieira, por exemplo, precisou ser interditada após a queda de uma árvore de grande porte sobre um muro e sobre os cabos da rede elétrica. Não apenas, no bairro Funcionários, uma árvore de porte médio também cedeu após a chuva e caiu obstruindo completamente a rua Crisântemos. 

Houve ainda, de acordo com os bombeiros, a queda de uma árvore de pequi em um sítio na MGT-135. O pequizeiro cedeu parcialmente até atingir um poste de energia, ameaçando ainda derrubar completamente a fiação e atravessar uma área de lazer. A árvore precisou ser presa com cordas e parte de seus galhos podada. Acontecimento semelhante ocorreu no bairro Jardim Parque Morada do Sol, onde militares cortaram parcialmente os galhos de uma aroeira para evitar que ela caísse sobre uma residência. 

Municípios em situação de emergência

Vinte municípios de Minas Gerais, ao todo, já declararam situação de emergência em função das fortes chuvas que atingem o estado. No entanto, outros 27 municípios também afetados pelos temporais não chegaram a comunicar estado de emergência, entre eles está Além Paraíba, na Zona da Mata, onde uma forte chuva acompanhada por raios e rajadas de ventos causou grandes estragos. 

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, em razão das chuvas, quatro famílias precisaram abandonar suas casas, alagadas após o temporal. Pontos de inundação foram registrados em todo o município. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!