Os bares e restaurantes de Belo Horizonte foram autorizados a reabrir a partir da próxima segunda-feira (1º). Os estabelecimentos poderão funcionar de segunda a sábado, das 11h às 22h. A venda de bebida alcóolica, no entanto, ficará restrita até as 15h. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD).
De acordo com o chefe do executivo, aos domingos os estabelecimentos do ramo não poderão atender o público de forma presencial. Além dos bares e restaurantes, as lojas, academias e clubes também receberam o aval do executivo para reabrir na semana que vem.
Lojas de rua e shoppings vão abrir de segunda a sábado, das 9h às 20h. As academias, por sua vez, não têm horário de restrição. "Quero pedir desculpas mais uma vez pelo fechamento, mas, com a queda nos índices, valeu a pena", disse Kalil.
Atualmente, conforme o Comitê de Combate à Covid-19, a taxa de transmissão do vírus está em 0,93% - nível verde. A ocupação dos leitos de enfermaria, em 57,2%, representa indicador amarelo, que é considerado de alerta. Já a lotação dos leitos de UTIs exclusivos de Covid está em 76,4%, o único no nível vermelho.
Contudo, o infectologista Unaí Tupinambás acredita que no início da próxima semana haverá redução do índice.