Das ações previstas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para o combate às arboviroses na cidade, a vistoria em imóveis residenciais é considerada a mais importante, uma vez que 86% dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, foram identificados nesses locais. 

Na casa da servidora pública Helena Maximiliano Santos, os agentes da PBH realizaram a visita durante a manhã desta quinta-feira (1º de fevereiro) em busca de criadouros, mas, por ser precavida, nada de irregular foi identificado. "Eu eliminei todas as minhas plantas para não correr o risco de ter água parada em vasos. Também lavo a vasilha de água do meu passarinho todos os dias, além de deixar todos os ralos de esgoto fechados", afirma.

+ Quatro multas são aplicadas por dia em BH

Segundo o diretor de zoonoses da PBH, Eduardo Viana, a vistoria tem caráter educativo. "O primeiro local onde aquele mosquito vai atacar será ali mesmo, então, nossa orientação é para que as pessoas se cuidem e cuidem dos seus", disse.

Na visita, os agentes olham os principais pontos onde os mosquitos podem se desenvolver. "Vasos de plantas, todo recipiente que pode acumular água, acúmulo de materiais em locais abertos sem a devida cobertura, entre outros. Nesses locais, os mosquitos botam os ovos e as larvas vivem até à fase adulta", acrescentou.

Ainda de acordo com a PBH, esse tipo de ação é mais eficaz pois combate o problema logo no início e ajuda a reduzir o número de casos na cidade. Até o momento, há 947 casos confirmados de dengue e 59 de chikungunya em Belo Horizonte. Até agora, não há registros confirmados de zika. Também não foram registrados óbitos por essas doenças.

Moradora que teve dengue não dá bobeira

Há sete anos a aposentada Maria Aparecida Costa teve dengue. Desde então, ela se tornou uma parceira dos agentes no combate ao mosquito. "Olha, já tive muitas doenças na vida, mas essa me derrubou. Fiquei 15 dias de repouso, com muitas dores, precisei ir ao hospital. Agora, não deixo água parada de jeito nenhum", contou.

Durante a visita na casa dela, os agentes vistoriaram a piscina, o jardim, além de calhas do telhado e depósito. "Me ensinaram a olhar tudo,  e agora, toda semana vou fazer esse checklist", garantiu.