Pandemia

Belo Horizonte não faz teste PCR para coronavírus há duas semanas; entenda

Segundo a prefeitura da cidade, a diminuição dos casos foi o que fez com que não houvesse a necessidade de realizar o exame; testes rápidos continuam sendo feitos

Por Natália Oliveira
Publicado em 21 de setembro de 2020 | 21:40
 
 
 
normal

Nas duas últimas semanas não foi realizado nenhum exame RT-PCR para identificar o novo coronavírus (Covid-19) na capital mineira, segundo o boletim da a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH),  publicado nesta segunda-feira (21). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) a diminuição dos casos foi o que fez com que não houvesse a necessidade de realizar o exame. 

"A SMSA tem protocolo bem-estabelecido de testagem. Não houve nenhuma restrição deste protocolo, e a redução da testagem se deve pela própria diminuição do número de casos suspeitos de pacientes no município. Atualmente Belo Horizonte já realizou mais de 277.047 mil testes entre RT-PCR (123,5 mil) e rápidos (153,2 mil), o que representa mais de 110 mil testes por milhão de habitantes", informou a secretaria. 

Os testes rápidos continuaram sendo realizados. Os números de testes divulgados no boletim se referem tanto a fontes públicas quanto privadas, registradas nos sistema da Secretaria de Estado de Saúde (SES).  "Atualmente os estoques de testes PCR e rápido na PBH estão abastecidos", informou a prefeitura da cidade. 

Em nota divulgada nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que:

"Os dados referentes às notificações de testes RT-PCR realizados em Belo Horizontee divulgados no Boletim Epidemiológico Assistencial são fornecidos pelaSecretaria de Estado de Saúde. Como é mostrado e descrito no boletim desta segunda-feira (19), a última atualização de notificação de exames PCR é do dia 2 de setembro, representado no gráfico pela semana 36.

Nesta segunda-feira, a SES repassou uma base atualizada com testes rápidos e PCR que está sendo processada para divulgação no boletim desta terça.

A prefeitura segue realizando testes PCR em seu Laboratório de Teste RT-PCR para Covid (Laboratório Municipal de Biologia Molecular) e repassando os dados à SES, assim como a rede privada. Somente em setembro, o laboratório próprio da prefeitura processou 1.481 exames RT-PCR."

Atualizada em 22 de setembro, às 15h

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!