Belo Horizonte registrou a temperatura mais alta do ano neste sábado (19). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 35,6ºC na região central e 35,7ºC na Pampulha nesta tarde. Essa também é a terceira temperatura mais alta para o mês de setembro desde 1901. Já a umidade do ar ficou em 16%, o que já considerado situação de alerta.
Segundo o meteorologista Cléber Souza, em todo o Estado de Minas Gerais foram registrados recordes de temperatura neste sábado, sendo a mais alta em Unaí, na região Noroeste, que marcou 40,6ºC.
Já a umidade do ar mais baixa foi registrada na cidade de Montalvânia e no distrito de Mocambinho, que pertence à Porteirinha, ambas na região Norte do Estado. O índice nas duas localidades chegou a 11%, o que já é considerado estado de emergência.
E as temperaturas devem permanecer altas no domingo (20). Na capital, os termômetros devem variar entre 20ºC e 33ºC. Já a máxima no Estado dever ser de 41°C em Montalvânia e Unaí. Já a partir de segunda-feira (21), a previsão é de chegada de uma frente fria que já atua no Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata e pode trazer chuva a outras regiões do Estado.
De acordo com Souza, essa frente fria vai aumentar a nebulosidade em BH e também na região central e Rio Doce, e há possibilidade de pancadas de chuva. “A primavera, que começa no próximo dia 22, deve chegar com chuva aqui em Minas”, alerta.
Alerta baixa umidade
Por conta das altas temperaturas e baixa umidade do ar, a Defesa Civil de BH emitiu alerta para este sábado e domingo com orientações para que a população redobre os cuidados com a hidratação. Também recomenda a ingestão de alimentos leves, utilização de umidificadores de ar, e orienta que se evite banhos quentes e atividades ao ar livre e com exposição ao sol entre 10h e 17h.