Descontos

Black Friday: clientes encaram até sete horas de fila para garantir ofertas

As primeiras lojas foram abertas já à meia-noite; outras, no centro da cidade, subiram as portas às 6h

Por Lara Alves e Mariana Nogueira
Publicado em 29 de novembro de 2019 | 08:03
 
 
 
normal

Lojas na região Central de Belo Horizonte e em muitos shoppings da capital abriram as portas mais cedo nesta sexta-feira (29) – a data, "Black Friday", é uma das mais esperadas no calendário do comércio, com ela se abre a temporada de compras para o Natal e, neste dia específico, são oferecidos descontos e promoções aos clientes. Alguns minutos antes da virada de quinta-feira para sexta, consumidores já estavam reunidos e aguardavam a abertura de portas das lojas no Shopping Del Rey, na região Noroeste da cidade. Há relatos de clientes que esperaram horas nas filas para concluir suas compras. 

Nas Lojas Americanas, a poucos metros da Praça 7, consumidores chegaram a ficar mais de sete horas na fila para concluírem as compras. Foi o caso da secretária Alessandra Coimbra, 44, que chegou ao local meia noite. “Eu imaginava que ia ser demorado, mas não esse tanto. Vale a pena, pelo preço das coisas vale a pena o sacrifício. Eu sei que todas as coisas que eu comprei, pesquisando bastante, tem muita diferença de preço”, afirmou. 

Ainda no centro, as lojas – muitas delas referências no comércio de eletrodomésticos – começaram a abrir as portas logo nas primeiras horas da manhã. Demorou exatamente um ano para que a diarista Jocelina Costa, 58, conseguisse finalmente comprar a tão sonhada televisão e, de quebra, o freezer novo para a casa da família. A regra com o marido era clara: mesmo com o dinheiro, a compra só poderia ser feita na Black Friday. Nesta sexta-feira (29), o casal chegou às Casas Bahia às 6h e saiu com os produtos. Produtos, segundo o comércio, estão com descontos de 20% a 70%, mas movimentação no varejo é menor do que a habitual.

Embora a maior parte das lojas de produtos de higiene e beleza tenham ficado lotadas nesta sexta-feira, o varejo, por outro lado, não registrou a mesma movimentação. Ao contrário dos últimos anos, as lojas de eletrodomésticos na rua Curitiba, por exemplo, só começaram a ter filas, curtas, perto do horário de abertura. Ainda assim, compra final, até o início da manhã, foi limitada. À reportagem, o gerente regional da Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, Leonardo Diniz, demonstrou otimismo.

“Nós estamos esperando vender bastante. Estamos com o melhor preço do mercado. Temos certeza de que os principais produtos serão televisões e smartphones. Fizemos condições muito boas, então a expectativa é vender ainda mais do que no ano passado. Nossa Black Friday está durando a semana toda”, disse.

A advogada Rejane Lopes, 42, afirmou ter pesquisado bastante e disse que as compras básicas foram feitas com muito desconto, mas que o restante das ofertas não faz valer a pena. “Eu estava esperando. Nas Lojas Americanas compensa muito, é uma das poucas que realmente entra na promoção. Eu economizei uns 50%. Comprei coisas de cama, mesa, banho, para casa, produtos de beleza, guloseimas e, em tudo, compensou muito. Tem muita propaganda enganosa também. Nem sempre essa alteração de preço é real. É muito fantasioso. É uma coisa que tem que melhorar muito. Estamos anos luz atrás de muitos países, mas estamos caminhando”, afirmou.

No caso da diarista Jocelina Costa não seria possível fazer as duas compras se não houvesse o desconto. “Foi um ano juntando esperando o dia de hoje. Valeu a pena. Ajuda muito, porque comprando assim economiza e a gente não fica com dívida o ano todo. Pagou, acabou. Agora vou aproveitar bastante”, disse.

O estoquista Thiago Soares, 32, acordou às 4h30 e foi com a esposa aproveitar os descontos das lojas Rede. “Compramos produtos de cabelo e para o corpo para a esposa e para mim. A gente sempre vem nas lojas Rede, então no montante sei que ficou bem barato. Economizamos uns R$ 200. Em um dia normal eu não compraria”, disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!