Vizinhos do sequestrador Leandro Mendes Pereira, de 39 anos, se surpreenderam ao saber que ele tinha cometido o crime. O sequestrador era visto como um homem calado e trabalhador. Apesar disso, ele já tinha cometido um feminicídio e até cumpriu pena por causa do crime.  

Desta quarta-feira (21) para quinta-feira (22), Pereira manteve em cárcere privado uma criança de 7 anos e um jovem de 23 anos no bairro Parque São Pedro por não aceitar o fim do relacionamento com a mãe da criança que era amiga do jovem sequestrado.O homem queria pegar a ex que mora na casa, mas ela conseguiu escapar e ele fez as outras duas vítimas de reféns. 

De acordo com um vizinho, Pereira chegava do trabalho e ia ouvir as músicas dele. Ele também tocava violão e bateria na igreja evangélica que frequentava e não trazia problemas na vizinhança. 

Pereira também morava no Parque São Pedro, no mesmo bairro onde cometeu o sequestro.  As negociações para libertar os reféns duraram 15h e como não avançavam, um sniper do Bope atirou contra o criminoso. Ele foi atingido no rosto entre o olho e o nariz e foi socorrido para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, onde passa por cirurgia.