Há apenas um minuto de fechar o portão da PUC Coração Eucarístico para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, um senhor subia a avenida principal da universidade ainda de forma tranquila. Somente ao avistar o grupo de jornalistas de prontidão no portão que ele apertou o passo e entrou correndo: “estava estudando até o último minuto”, disse, sendo o último candidato a passar pelo portão.
Já a estudante Sabrina Marques, 21, não teve a mesma sorte. Com o pescoço muito vermelho e os olhos marejados, a atendente de telemarketing diz ter perdido o segundo dia do exame por atraso no ônibus. “O transporte coletivo me prejudicou. Sai de casa às 10h30, mas o Suplementar, que passa de 30 em 30 minutos, levou mais de uma hora. Estudei sozinha e ia tentar o curso de Logística. Mas ainda tenho a nota do ano passado, vamos ver se dá”, disse.
A estudante Sabrina Marques diz ter perdido o segundo dia do exame por atraso no ônibus. “O transporte coletivo me prejudicou. Sai de casa às 10h30, mas o Suplementar, que passa de 30 em 30 minutos, levou mais de uma hora." pic.twitter.com/wBnE0GlRIn
— O Tempo (@otempo) January 24, 2021
Reaplicação
Pessoas que não puderem participar do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em virtude do diagnóstico de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, tiveram até as 12h de sábado (23) para requerer a participação na reaplicação das provas, em 23 e 24 de fevereiro.
A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante. Os inscritos que apresentaram sintomas na véspera - após meio-dia de sábado (23) ou no domingo (24) – segundo o editar, não deveriam comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva.
Nesses casos, os participantes também poderiam solicitar a reaplicação. Ainda conforme a assessoria do Inep, em situações como essas, o sistema para recebimento da documentação comprobatória ficará aberto após o fim da aplicação do Enem impresso, entre 25 e 29 de janeiro.