Devastação

Capitólio, Ouro Preto e chuvas: relembre os desastres em Minas no início de 2022

Em apenas 13 dias, o Estado já coleciona tragédias que vão ficar marcadas nas memórias dos mineiros

Por Renata Evangelista
Publicado em 13 de janeiro de 2022 | 16:46
 
 
 
normal

2022 tem apenas 13 dias, mas já coleciona diversas tragédias em Minas Gerais. Uma delas, que rodou o mundo, mostra o exato momento em que um rocha se desprende de um cânion e atinge quatro lanchas em Capitólio, município localizado no Sul do Estado.

No desastre, que aconteceu no último dia 8, 10 pessoas morreram e outras tantas ficaram feridas. As imagens chocantes ainda nem tinham saído da memória dos mineiros quando outra catástrofe aconteceu.

Chuvas torrenciais atingiram o Estado e inundaram centenas de municípios no início desta semana. Do dia 1º até hoje, conforme a Defesa Civil Estadual, 19 vítimas morreram em decorrência das enchentes. Além disso, 250 cidades decretaram situação de emergência.

Com isso, o total de óbitos no período chuvoso chegou a 25 e os municípios afetados gravemente pelos temporais em 374 - recorde dos últimos oito anos. Depois das chuvas, o sol voltou a raiar no Estado, mas aí outra tragédia abalou os mineiros: o deslizamento de uma montanha na histórica Ouro Preto.

Imagens gravadas por populares mostram quando houve o deslizamento no morro da Forca, localizado na praça da Estação, no centro da cidade. A avalanche de terra atingiu dois casarões. Como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros haviam interditado o trecho minutos antes do desastre, ninguém se feriu.

Relembre as tragédias em vídeos:

Tragédia em Capitólio

Chuvas em Minas

Tragédia em Ouro Preto

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!