Repetindo o esperado pela meteorologia, a quinta-feira (10) amanheceu com chuva nas nove regionais de Belo Horizonte – e, segundo mapa de intensidade da Defesa Civil, precipitações são mais fracas no início da manhã, mas podem tornar-se mais fortes nas próximas horas. A cidade está sob alerta do órgão de segurança, uma vez que a tendência é que o tempo permaneça instável até, pelo menos, 8h de sexta-feira (11).
Comunicado emitido nas primeiras horas do dia detalha que são esperadas pancadas de chuva no decorrer de toda a quinta-feira, como também à madrugada. Chuvas têm volume esperado entre 30 e 50 milímetros, e serão acompanhadas por fortes trovoadas e rajadas de vento – estas podendo alcançar até 50 km/h. Última atualização da Defesa Civil de Belo Horizonte, às 8h46, indicou que a chuva era fraca – com até um milímetro a cada cinco minutos – nas nove regionais.
8h50 - Pancadas de chuva (30 a 50 mm) com trovoadas e rajadas de vento ocasionais em torno de 50 km/h até 8h de sexta-feira (11).
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 10, 2020
Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/9oEhMJaju4
Relatório climatológico feito à manhã indicou que a região Centro-Sul de BH foi a mais atingida pelas precipitações no mês de dezembro até 6h de quinta-feira – até então, choveu cerca de 43% do equivalente à média climatológica do mês inteiro de dezembro, algo em torno de 155 milímetros na localidade. Também muito afetadas pelas chuvas foram as regionais Barreiro, com cerca de 149,8 milímetros, e Oeste, onde detectou-se 149,4 milímetros nestes primeiros dez dias.
Precipitações foram principalmente intensas desde essa terça-feira (8), e entre a noite de quarta-feira (9) e a manhã de quinta, em um curto período de 12 horas, choveu mais de 35 milímetros nas regiões Noroeste, Nordeste, Leste e Centro-Sul de Belo Horizonte. As menos atingidas pelas pancadas de ontem para hoje foram Norte, Barreiro e Venda Nova, onde volumes registrados permaneceram entre 15 e 19,8 milímetros.