Chove forte em Belo Horizonte nesta quinta-feira (7). É o quinto dia seguido nesta semana que a capital mineira registra precipitação nessa intensidade, quando o volume a cada cinco minutos supera 2,6 milímetros.
Às 16h30, a Defesa Civil alertou que a incidência dos temporais é prevista para o decorrer das próximas três horas, contadas a partir da notificação. Moradores devem evitar áreas de inundação e ter atenção a áreas de morros e encostas, recomenda Defesa Civil.
Por volta das 17h, chovia em intensidade forte nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Oeste.
Bloqueio de vias e trânsito caótico
Devido à forte chuva, a Defesa Civil e a BHTrans fecharam a avenida Prudente de Moraes e a rua Joaquim Murtinho, na região Centro-Sul, e a avenida Francisco Sá, na regional Oeste. A medida ocorre devido o risco de transbordamento dos córregos Leitão e dos Pintos. Não há previsão de liberação das vias.
Nas avenidas Amazonas, do Contorno, Afonso Pena e Bias Fortes a velocidade média dos veículos não ultrapassa 15 km/h, conforme dados da plataforma Waze, que fornece monitoramento em tempo real das condições do trânsito com base em dados disponibilizados pelos motoristas.
Recomendações da Defesa Civil:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.