Na madrugada

Chuva alaga vias e causa estragos em Belo Horizonte e na região metropolitana

Defesa Civil da capital recebeu 27 chamados, a maioria para vistorias de alagamentos

Por Rafaela Mansur
Publicado em 21 de março de 2020 | 12:39
 
 
 
normal

As chuvas registradas na madrugada deste sábado (21) provocaram estragos em Belo Horizonte e na região metropolitana. Na capital, a Defesa Civil municipal recebeu 27 chamados da população, a maioria para vistorias de alagamentos.

Houve registros também de enchentes, queda de muro, abatimento de piso, risco de deslizamento de encosta e risco de queda de muro, além de transbordamento do córrego Vilarinho. A maioria das solicitações foi registrada nas regionais Venda Nova e Norte.

A estação Vilarinho do metrô ficou alagada e permanece fechada, sem previsão de abertura. Houve avarias a equipamentos como máquinas de chave de aparelho de mudança de via (AMV) e conjuntos de escadas e elevadores. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os trens estão rodando da estação Eldorado à estação Floramar, nos dois sentidos e nos seguintes horários: entre 6h e 9h e das 16h30 às 20h. 

Na capital, em 24 horas, até as 7h20 deste sábado, choveu 100 mm ou mais em quatro regionais: Nordeste (100), Norte (105,6), Pampulha (108) e Venda Nova (141,4). De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a média climatológica para o mês de março é de 198 mm.

O órgão emitiu um alerta de ocorrência de chuva de 70 mm a 100 mm com possíveis raios isolados e rajadas de vento ocasionais, de cerca de 50 km/h, até as 8h de domingo (22).

Região metropolitana. Em Ribeirão das Neves, na região metropolitana, um carro com três pessoas foi arrastado pela enxurrada no bairro Esperança e capotou. Todos os ocupantes conseguiram sair do veículo e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo permanece parcialmente submerso dentro do córrego. Segundo a corporação, não há condições de retirar o automóvel devido à grande correnteza no local.

Também em Ribeirão das Neves, um muro de arrimo desabou sobre sobre uma casa, no bairro Luar da Pampulha. O único morador da residência não se feriu. Outro muro de arrimo caiu sobre a rua Geni Catizane, no bairro Serra Verde, e o local foi isolado. Não houve vítimas.

Os bombeiros ainda atenderam outros três chamados de pessoas ilhadas em casa em Ribeirão das Neves, todos no bairro Santa Martinha, entre 5h e 6h. Ninguém se feriu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!