A Defesa Civil de Minas Gerais esclareceu na noite desta terça-feira (19) que não houve transbordamento de qualquer represa no município de Belo Vale. Ao longo do dia, portais de notícias da região e boatos que circularam pela internet afirmavam que um dique de contenção de uma represa, de propriedade da Green Metals, havia transbordado e provocado estragos em casas da região.

De acordo com o Tenente-Coronel Flávio Godinho, porta-voz da Defesa Civil, não procede a informação de rompimento de barragem. “A princípio, a população achou que um pequeno lago havia se rompido devido a uma forte enxurrada. Posteriormente foi feita uma verificação e confirmamos que não houve rompimento”, explicou.

Segundo ele, duas residências foram atingidas por uma forte enxurrada, consequência direta das chuvas fortes e localizadas que caem no município. O abastecimento de água foi afetada e a distribuição está interrompida.

“Não houve necessidade de remoção de famílias, não há feridos e nem óbitos”, esclareceu. O porta-voz afirmou ainda que nesta quarta-feira (20), pela manhã, será feita uma nova avaliação e a Defesa Civil deve confirmar qual a previsão do tempo necessário para a normalização do serviço de abastecimento.

Estrutura

O Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) haviam comunicado no início da noite desta terça-feira (19) que não foram notificados sobre o transbordamento especulado por moradores da região.

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com os dois telefones que a Green Metals disponibiliza em sua página na internet, mas não conseguiu conversar com nenhum representante da empresa. As solicitações por e-mail também não foram respondidas.