Tempo quente

Chuva e vendaval em BH nesta quarta-feira não devem minimizar o calor

Defesa Civil de Belo Horizonte diz que há possibilidade de pancadas de chuva de até 20 mm, com raios e rajadas de vento de até 40 Km/h até as 23h desta quarta

Por Da redação
Publicado em 07 de outubro de 2020 | 18:05
 
 
 
normal

Chuva e forte ventania em Belo Horizonte são registradas nesta quarta-feira (7), após a capital mineira bater recorde de calor, com temperaturas que chegaram a 38,4ºC. Há relatos de precipitações nos bairros do Horto, Anchieta, Barreiro, Savassi e Palmares.

Conforme a Defesa Civil de Belo Horizonte, há possibilidade de pancadas de chuva de até 20 mm, com raios e rajadas de vento de até 40 Km/h até as 23h desta quarta.

A região mais atingida da capital foi a do Barreiro, de acordo com mapa pluviométrico da Defesa Civil. 

Confira as recomendações do órgão para dias de chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Recorde

Cinco dias após registrar a temperatura mais alta da sua história, no último sábado (3), Belo Horizonte bateu um novo recorde nesta quarta-feira (7). Os termômetros registraram 38,4ºC e a data se tornou o dia mais quente da história da cidade, desde 1910, quando começaram as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então a temperatura mais alta tinha sido de 37,8ºC no sábado passado.

"Há uma massa de calor e ar seco muito forte atuando. Além disso, as frentes frias não tem chegado a cidade, o que está causando esse calor sentido pelos moradores da cidade", explicou Cleber Souza, do Inmet. Além do calorão, o clima está bastante seco, com a umidade relativa do ar está semelhante a de deserto na capital mineira.

A umidade chegou a 17%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza 60% como ideal e abaixo de 30% como estado de alerta. A temperatura mínima na capital, nesta quarta ficou em 22,7ºC. 

Trégua no calor

Para os moradores da cidade que não aguentam mais o calor, uma boa notícia: na próxima segunda-feira (12) o tempo vai ficar mais ameno com uma queda de 10ºC nos termômetros e a chegada de chuvas mais significativas. 

Uma frente fria vai chegar a Minas Gerais e vai provocar chuvas mais significativas em Belo Horizonte. Entre sábado (10) e domingo (11) as temperaturas vão variar entre 33ºC e 34ºC, no entanto, a partir de segunda, as temperaturas começam a cair para perto de 28ºC", explicou o meteorologista.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!