As ruas do município de Ubá, na Zona da Mata, amanheceram cobertas por telhados, árvores caídas e placas de loja neste sábado (26). O estrago é reflexo de um forte temporal, que atingiu a cidade na noite dessa sexta-feira (25) e, por pouco, não deixou vítimas. Nas redes sociais, moradores da região publicaram vídeos e fotografias registrados antes, durante e após a passagem da chuva. Há relatos de pessoas que ainda permanecem sem energia elétrica nos pontos mais afetados da cidade, e usuários de operadoras de telefonia celular reclamam de instabilidade no serviço. 

São muitas as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros após o temporal. Estruturas metálicas de dois edifícios em construção, na avenida Padre Arnaldo Jansen – uma das vias mais atingidas –, caíram sobre a rede elétrica e, portanto, a energia permaneceu desligada por cerca de cinco horas naquela região do município. 

Ainda na noite de sexta-feira, militares tentaram retirar uma árvore caída da entrada de uma residência. Contudo, o serviço não pôde ser concluído e os moradores da casa permanecem presos ao interior do imóvel. Apesar da gravidade das consequências da tempestade, o Corpo de Bombeiros conta apenas uma vítima, atingida por destroços após a queda parcial do telhado de sua casa. Essa pessoa foi retirada do imóvel com ferimentos leves. 

Nas redes sociais, moradores contaram como ficaram assustados durante o temporal, um dos mais fortes registrados na região nos últimos anos, segundo depoimentos. "Moro aqui há 12 anos, nunca tinha visto algo parecido. Quando chove, a tempestade sempre vem acompanhada por ventos fortes, mas dessa vez foi demais. É uma situação muito complicada e deixou todos muito assustados. O momento agora é para limpar a sujeira que ficou para cidade", contou Amarildo Oliveira Netto, repórter da Rádio Educadora Fm e Jornal Ubaense, à Rádio Super FM (91,7)

Pouco tempo antes do temporal cair sobre o município, a Defesa Civil de Minas Gerais chegou a emitir um alerta de tempestade severa com granizo médio, vendaval, raios e chuva intensa no decorrer de duas horas, válido para a Zona da Mata. Além de Ubá, outras cidades dessa região também foram atingidas pela chuva, entre elas Viçosa, que também registrou estragos. 

Granizo em Santos Dumont

Além dos temporais registrados, uma chuva de granizo com pedras grandes também deixou estragos no município de Santos Dumont. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, é possível ver uma estrada e um campo totalmente tomado por gelo.