Com uma barragem da Vale ainda em risco de "ruptura iminente” no distrito de Macacos, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, os moradores da comunidade participaram nesta quinta-feira (21) de mais um simulado de emergência. Cerca de 115 pessoas estiveram no treinamento que orienta sobre como proceder em caso de colapso da estrutura e ainda reforçar a prevenção. Outras duas estruturas do complexo da mineradora estão em nível 1, que, apesar do menor risco, exigem monitoramento contínuo. 

A ação teve o apoio da Defesa Civil Municipal e da Vale. além das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais. 

Com duração de cerca de uma hora, todas as sirenes instaladas na comunidade foram acionadas para alertar sobre a simulação de um rompimento e a população precisou seguir pelas rotas de fuga até um dos 20 pontos de encontro nas áreas seguras. “Os participantes também contaram com um ponto de informação móvel na comunidade e placa trilíngue para orientar o deslocamento durante a atividade”, informou a Vale através de nota. A mineradora também garantiu que todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19 foram tomadas. 

Ao todo, oito pontos do distrito foram interditados para o trânsito: estrada São Sebastião das Águas Claras, rua São Luiz, avenida Manoel Bandeiras, alameda do Luar, Igreja de Macacos, Capela Velha, Canto dos Fechos e Estrada do Engenho. 

O simulado faz parte do  Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e busca orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Para evitar sustos como ocorreram em outras ocasiões no distrito, as sirenas avisaram antes que não se tratava de uma situação real de rompimento.

Barragens em Macacos

Desde 2019, quando ocorreu o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, também na Grande BH, a avaliação de segurança das estruturas no distrito ficaram mais rigorosas. Com isso, pelo menos três passaram a ser classificadas de risco, o que levou às evacuações na cidade e ainda prejudicou o turismo. 

A Vale garantiu que “ não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As estruturas B6, B7, Capão da Serra e Taquaras possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, a barragem 5 encontra-se em nível 1 de emergência e B3/B4 permanece inativa em nível 3 de emergência, com moradores da ZAS realocados desde 2019”.

Já a Prefeitura de Nova Lima informou que as áreas que estavam interditadas já foram liberadas e que as atividades foram de "caráter preventivo". Ainda conforme o Executivo municipal, todos os moradores foram avisados com antecedência sobre a ação.