Sul de Minas

Coronavírus: Caldas decreta toque de recolher por 10 dias após explosão de casos

Comércio não essencial também foi fechado por 3 dias; prefeito pediu nas redes sociais que população colabore para o combate à doença

Por Bruno Menezes
Publicado em 02 de agosto de 2020 | 11:44
 
 
 
normal

Após liberar o funcionamento de praticamente todo o comércio do município, a Prefeitura de Caldas, no Sul de Minas, precisou adotar novamente medidas restritivas de combate ao coronavírus. O motivo foi o crescimento do número de casos da doença na cidade, que mais que dobrou, em menos de uma semana, passando de 20 registros na última segunda-feira para 42 na sexta-feira (31). 

Desde sábado (1º) o comércio não essencial foi fechado completamente e deve permanecer até essa segunda-feira (3). Também foi implantado o toque de recolher, que define que os moradores devem ficar em casa de 21h às 5h. A medida vale por dez dias e pode ser prorrogada em mais dez dias se necessário. Em um vídeo publicado nas redes sociais do executivo municipal, o prefeito Alexsandro Conceição Queiroz (PTB) falou sobre as medidas. 

 “A gente tinha certa estabilidade nos nossos casos, mas esse surto aconteceu e isso mostra o quanto que a doença, uma doença infectocontagiosa é perigosa. O tanto que a covid-19 aproveita quando a gente descuida, quando a gente afrouxa os nossos cuidados sanitários. Quando a gente deixa de usar a máscara, ou quando essa máscara fica no queixo, quando a gente perde o medo da doença”, afirmou o prefeito.  

Três dos casos de coronavírus foram registrados durante a semana em uma empresa do município que precisou ser fechada. “Nós já chamamos a empresa, propomos o fechamento e que todos os funcionários fossem testados. Hoje, todos eles estão em quarentena em casa, sendo monitorados e na segunda-feira teremos uma nova reunião com o médico do trabalho da empresa para definirmos os próximos passos”, explicou o prefeito. 

Funcionários da prefeitura vão fazer a fiscalização nas ruas e orientar moradores da cidade sobre as restrições. O prefeito também pontuou que a desinfecção de espaços públicos também será intensificada.

Na gravação, o chefe do executivo municipal de Caldas, Alexsandro Conceição também pediu que a população colabore para que a transmissão da doença não aumente na cidade. “Fiquem em casa, não aglomerem e usem máscara. Só saiam por extrema necessidade”, pediu.

Situação

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Caldas que foi divulgado no sábado (1º), dos 42 pessoas infectadas pelo coronavírus no município, 26 já se recuperaram da doença. Há ainda um óbito em investigação. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!