Cidades do Alto Paranaíba, Patos de Minas e Unaí também publicaram decretos para restringir a circulação de pessoas nas cidades e tentar frear o avanço do coronavírus. Dentre as medidas, estão o fechamento de espaços com atividades coletivas, como academias, e até mesmo a disponibilização de álcool em gel em ônibus coletivos.
Em Patos de Minas, decreto assinado pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, determina escala de revezamento dos servidores municipais, com escala de trabalho de até 5 horas, além de suspensão de eventos culturais e esportivos.
Supermercados podem funcionar apenas de 7h às 20h, de segunda a sábado, e até 12h no domingo.Idosos devem ter atendimento prioritário no horário de 7h às 8h. Até mesmo os autos de infração estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro estão suspensos por 90 dias. O decreto foi estabelecido nessa quinta-feira (19).
Já o decreto assinado pelo prefeito Branquinho, em Unaí, suspende as atividades em academias, leilões e ferias livres, além da realização de reuniões, sejam elas em ambientes abertos ou fechados. "As únicas exceções são para as reuniões de capacitação de profissionais da área da saúde, ainda assim, só poderão ocorrer com no máximo 30 pessoas", diz o texto do decreto.
Já o ônibus deverão trafegar com os vidros das janelas abertos, sendo higienizados antes e depois de cada viagem. Durante o transporte, também deverá ser disponibilizado aos passageiros álcool em gel 70%.