Em entrevista coletiva transmitida pelas redes sociais na tarde desta segunda-feira (23), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que estuda adicionar leitos de campanha no Estado para atender aos casos de coronavírus em Minas Gerais.

Segundo o governador, um dos locais que estão sendo considerados para receber um hospital de campanha é o Expominas. Mas ele informou ainda que outros espaços também estão sendo analisados e que em breve o governo deve anunciar o acréscimo de leitos na capital mineira.

O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira, acrescentou que esses leitos serão especiais. "É para que tenhamos condições de receber pessoas que tenham diagnóstico positivo para coronavírus e que não possam retornar às suas residências". 

Ele afirmou ainda que o maior foco do governo nos próximos dias é conter o avanço da doença. "Se achatarmos a curva, permitindo que a contaminação das pessoas venha aos poucos, e não todas de uma vez, teremos condições de tratar todos. Então, o mais importante e eficaz agora, como demonstra a literatura médica, é o isolamento social", reforçou.

Doação 

Questionado sobre a doação de R$ 10 milhões feita por Rubens Menin, fundador da MRV Engenharia, para a aquisição de respiradores para Minas Gerais, o governador afirmou que, além dele, outros empresários estão fazendo doações ao Estado.

Disse ainda que os equipamentos serão adquiridos pelos próprios empresários porque "a iniciativa privada tem mais agilidade e, no caso do governo, é necessário fazer licitação e uma série de procedimentos que vai retardar a compra dos equipamentos".