Coronavírus

Covid-19: MG é o 3º Estado com menor número de mortes a cada 100 mil habitantes

Governador Romeu Zema ressaltou que os números refletem os esforços do isolamento social, e secretário de Saúde reforçou a importância de não sair de casa nem no Dia das Mães

Por Tatiana Lagôa
Publicado em 08 de maio de 2020 | 14:27
 
 
 
normal

Minas Gerais é o terceiro Estado com o menor número de mortes por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para o governador Romeu Zema, os números refletem os esforços de uma parcela importante da população que tem colaborado com o isolamento social.
 
Porém, mesmo assim, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, reforça que é preciso ter bom senso e manter cautela neste Dia das Mães. “Mantemos a recomendação forte de distanciamento social, que implica em evitar aglomerações, viagens e manter a máscara e os cuidados de higiene”, disse, em entrevista nesta sexta-feira (8). 
 
Na mesma ocasião, Zema disse lamentar muito os 111 óbitos confirmados até o momento, mas reforçou que Minas Gerais está em uma situação privilegiada na comparação com outros Estados do país. "Nossa situação ainda é de bastante segurança”, completou, ao lembrar que apenas 6% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados por pacientes suspeitos ou contaminados pela Covid-19 no Estado. 
 
Migração da doença 
 
Apesar disso, uma situação já preocupa o governo: a migração da doença para as cidades de interior. O secretário de Saúde reforçou que essa situação tem sido acompanhada por testes em diferentes regiões, mas que é esperada. “Há uma tendência natural da pandemia migrar ao longo da sociedade”, explicou. Segundo ele, a chegada da doença no interior é mais lenta em função da menor densidade demográfica e da distância entre as cidades. 
 
Flexibilização
 
Apesar da consciência de necessidade do isolamento social atualmente, Zema lembrou que existe um planejamento do que ele chamou de “reativação gradual e segura da atividade econômica”. Para garantir a segurança desse retorno, o governo do Estado enviou nesta semana protocolos de segurança para serem seguidos pelas prefeituras.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!