Temporal

Defesa Civil projeta 250 mm de chuva até sábado em BH

Acumulo de água aumenta possibilidade de deslizamento em áreas de risco da capital mineira

Por Franco Malheiro
Publicado em 23 de janeiro de 2020 | 15:20
 
 
 
normal

 A Defesa Civil de Minas Gerais projeta um grande acumulado de chuvas até sábado em BH e região metropolitana. Entre essa quarta-feira (22) e sábado (25), a expectativa é que chova até 250 mm, segundo o comandante do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho. 

Segundo ele, um grande acumulado dessa proporção, acende o alerta para deslizamento de terra nas áreas de encosta. 

“Nossa meteorologia prevê um grande acumulado que pode atingir essa proporção de 250 mm, no entanto, esse volume será somado dentro do período de quarta a sábado”, destacou.

A Defesa Civil de BH emitiu alerta, no começo da tarde desta quinta-feira (23), para a possibilidade de chuva até 120mm previstas para o período entre a tarde desta quinta-feira e as 8h desta sexta-feira (24). 

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes, já choveu 69 mm, na Pampulha, entre a noite dessa quarta-feira (22) e o começo da tarde desta quinta-feira (23). 

De acordo a meteorologista, o Inmet trabalha com a possibilidade de uma chuva constante ao longo das próximas 48 h.

“A previsão é que possa chover mais de 100 mm entre hoje, amanhã e sábado, mas é importante ressaltar, que isso não significa que todo esse volume vá cair em um período curto de apenas 1h e com isso um grande estrago, esse volume previsto é um grande acumulado dessas 48h”, explicou e ainda ressaltou. 

“No último domingo tivemos um grande volume de chuva em 40 minutos, a previsão para esse fim de semana é um sistema diferente de chuvas. Não estamos projetando esse sistema de chuva para amanhã, pois para isso, deveria haver um aquecimento das massas de ar e isso não ocorreu, o tempo continua nublado”, explicou, no entanto alertou para o risco geológico ocasionado por uma chuva contínua.  

“Os solos já estão saturados pois passamos por um período longo de chuvas, nesse sentido, um grande acumulado de chuva aumento o risco de deslizamento de terras e acende o alerta para as áreas de encosta”, ressaltou a meteorologista. 

O comandante da Defesa Civil estadual reitera o alerta da meteorologista e afirma que dentre as medidas do plano emergencial criado pela Prefeitura está o monitoramento das áreas de risco de desmoronamento de Belo Horizonte. 

“Alertamos a população para observar qualquer sinal, em especial,  trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de poste ou árvores. O aumento do volume de chuva pode gerar um maior risco de quedas de muros,  deslizamentos e desabamentos.”, destacou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!