Os centros de saúde abertos no último fim de semana, sábado (3) e domingo (4), em Belo Horizonte, registraram 1.206 pessoas com suspeita de dengue. A ampliação do funcionamento das unidades foi uma das medidas adotadas pela prefeitura diante da explosão de casos da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Em relação ao fim de semana anterior, houve um aumento de 58,89%, quando foram atendidas 759 pessoas sintomáticas. Segundo dados do último boletim, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde em 1º de fevereiro, a capital mineira registrou, em 2024, duas mortes causadas pela dengue. Foram 1.414 casos confirmados e 7.647 suspeitos.
Conforme a prefeitura, nos centros de saúde Carlos Renato Dias (região do Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), São Paulo (Nordeste), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova), que funcionaram das 7h às 19h nos dois dias, foram atendidos 749 usuários.
Nos Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) Centro-Sul e Venda Nova, que também funcionaram das 7h às 19h nos dois dias, foram acolhidos 457 usuários com sintomas como febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.
Dengue em BH
Segundo dados do último boletim, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde em 1º de fevereiro, a capital mineira registrou, em 2024, duas mortes causadas pela dengue. Foram 1.414 casos confirmados e 7.647 suspeitos.
“A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a quantidade de locais que oferecem assistência à população e garantindo que esses equipamentos atuem também como retaguarda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que atendem casos de urgência e emergência”, informou a prefeitura.
Nova medida
Em mais uma medida voltada ao enfrentamento das doenças arboviroses, nesta segunda-feira (5), começaram a funcionar as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) das regionais Centro-Sul e Venda Nova. Esses equipamentos são dedicados à hidratação venosa dos pacientes encaminhados dos centros de saúde e UPAs, por exemplo.
O município reforça a orientação e solicita que as pessoas com sintomas de dengue procurem os centros de saúde. Os endereços completos das unidades e os horários de funcionamento podem ser verificados aqui.