Mesmo com a movimentação no domingo de eleições (28), os devotos de São Judas Tadeu não vão deixar a fé de lado. De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, cerca de 80 mil devotos e peregrinos devem visitar o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, na região Nordeste da capital.
Uma missa presidida pelo arcebispo dom Walmor aconteceu às 8h, mas há programação durante todo o dia no local, com missas a cada duas horas, que começaram desde a meia-noite.
Ao redor do santuário, serão instalados televisores para que os devotos possam acompanhar as celebrações.
São Judas Tadeu
São Judas Tadeu nasceu em Galileia, na Palestina. Era um dos 12 apóstolos de Jesus. Filho de Alfeu, irmão de São José, e Maria Cléofas, prima de Maria Santíssima, São Judas era primo de Jesus.
O Evangelho de São Mateus cita a passagem em que São Judas Tadeu pergunta a Jesus, durante a ceia: “Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?”. Jesus lhe respondeu que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam sua palavra.
São Judas Tadeu pregou na Galiléia, na Samaria e, próximo do ano 50, participou do primeiro Concílio, em Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou São Simão. Desde então, passaram a viajar juntos. A festa litúrgica de São Judas Tadeu é em 28 de outubro em função da data de seu provável martírio.
Programação
Horário das missas: 10h, 14h, 16h, 18h, 20h, 22h
Adoração ao Santíssimo Sacramento: de meia-noite a 21h.
Confissão individual: das 8h às 17h